O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Bairros de São Paulo e Lisboa entre os mais criativos do mundo segundo a Metropolis Magazine

Bairros de São Paulo e Lisboa entre os mais criativos do mundo segundo a Metropolis Magazine

Bairros de São Paulo e Lisboa entre os mais criativos do mundo segundo a Metropolis Magazine
Bairros de São Paulo e Lisboa entre os mais criativos do mundo segundo a Metropolis Magazine, Avenidas Novas em Lisbon. Imagem © <a href='https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Lisboa_Avenida_Novas.jpg'>Wikimedia user Cruks</a> licensed under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en'>CC BY-SA 3.0</a>
Avenidas Novas em Lisbon. Imagem © Wikimedia user Cruks licensed under CC BY-SA 3.0

De Yaba em Lagos ao centro de São Paulo, a Metropolis Magazine elencou os dez bairros e distritos mais criativos do mundo. Espalhados entre cidades de rápido crescimento urbano, como Cidade do Cabo e Mumbai, o artigo oferece um panorama compreensivo destas comunidades de peso mundial em termos de criatividade, embora menos reconhecidas.

A Metropolis reconhece que estes bairros "criativos" estão frequentemente em tensão com processos de gentrificação, mas também destaca como alguns espaços inseridos nestas áreas podem aumentar a acessibilidade do público às artes. Isso é visto em Avenida Novas, Lisboa, que recebe o festival de cinema documental DocLisboa, e no centro de São Paulo, caracterizado pela presença de equipamentos culturais, como a galeria Pivô, em áreas outrora lembradas pela criminalidade.

Muitos destes bairros são também caracterizados por notáveis conjuntos arquitetônicos. Daimyo, subúrbio de Fukuoka, por exemplo, não é apenas repleto de livrarias e salas de concerto, mas também lar do Hotel Il Palazzo de Aldo Rossi. Já a região de Malasaña, em Madri, é lar de diversos estúdios de arquitetura e design.

Veja a lista completa elaborada pela Metropolis Magazine dos dez bairros e distritos mais criativos do mundo, aqui.

Sobre este autor
Sharon Lam
Autor
Cita: Lam, Sharon. "Bairros de São Paulo e Lisboa entre os mais criativos do mundo segundo a Metropolis Magazine" [The World's Most Creative Neighborhoods: Metropolis Names Mumbai, Lagos and Lisbon Among Top Ten] 06 Out 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796597/bairros-de-sao-paulo-e-lisboa-entre-os-mais-criativos-do-mundo-segundo-a-metropolis-magazine> ISSN 0719-8906