Canal Curta! exibirá documentário "Bernardes"

A revitalização da Praça Mauá, os museus do Amanhã e MAR, a Orla Conde, o Túnel Marcelo Alencar e o VLT ajudam a conformar a nova paisagem urbana do centro do Rio de Janeiro. Um projeto urbanístico que já faz parte do presente da cidade, mas que nos anos 60 era pensado apenas como ‘Rio do Futuro’, como mostra a reprodução da capa do número especial da Revista Manchete, publicada em 1965. A edição trazia o projeto de planejamento urbano do Rio de Janeiro assinado por um dos principais arquitetos e urbanistas do país, Sérgio Bernardes.

E esse carioca de Botafogo, que pensou o ‘Rio do Futuro’, terá sua trajetória profissional e pessoal mostrada no documentário “Bernardes”, que estreia no canal Curta! na terça-feira, dia 27 de setembro, às 22h30. Bernardes projetava o Rio no que a revista chamava de ‘idade da Cibernética’, com uma ‘antevisão da cidade maravilhosa no século da eletrônica’. A escolha, à época, não foi à toa. Durante a carreira, Bernardes, assinou projetos que fazem parte da identidade da cidade, como o do Pavilhão de São Cristóvão e dos Postos de Salvamento da Orla das praias, além da lendária casa de Lota Macedo Soares.

O documentário foi finalista do 19º Festival Internacional de Documentários “É tudo Verdade”, em 2014. O argumento é de Thiago Bernardes e direção e roteiro de Gustavo Gama Rodrigues e Paulo de Barros. E parte da busca de Thiago, neto do arquiteto, por entender as trajetórias profissional, pessoal e filosófica do avô, morto em 2002, aos 82 anos.

Cinema e Arquitetura: "Bernardes"

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Canal Curta! exibirá documentário "Bernardes"" 23 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795898/canal-curta-exibira-documentario-bernardes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.