Zeller & Moye vence concurso para projetar Memorial a Martin Luther em Berlim

Zeller & Moye vence concurso para projetar Memorial a Martin Luther em Berlim

O escritório Zeller & Moye, em parceria com o artista Albert Weis, foi selecionados para projetar o novo Memorial a Martin Luther (Martinho Lutero) em Berlim. O concurso, promovido pela Igreja Protestante de Berlim e pela Administração da Cidade de Berlim, convidou os participantes a projetarem um monumento a Lutero no centro de Berlim, na mesma localização onde foi construído o primeiro memorial ao monge em 1895 -- que acabou sendo destruído durante a Segunda Guerra Mundial. O edital do concurso exigia que fosse incorporada ao projeto a estátua existente de Lutero, que sobreviveu à guerra.

Em resposta ao edital, Zeller & Moye concebeu um memorial baseado no reflexo do antigo memorial: um negativo da base original é esculpida no solo de concreto, enquanto que a estátua de Lutero se insere no interior, ao lado de uma segunda réplica levemente abstrata e fundida em alumínio com um acabamento espelhado.

© Zeller & Moye

Os arquitetos, com a inversão do memorial original, buscaram subverter a tipologia tradicional dos memoriais e promover os valores do século XXI de diálogo e a comunicação, em vez dos valores de veneração do século XIX. Erguidas sobre pequenos embasamentos dentro do espaço do memorial, as duas estátuas podem ser vistas pelos pedestre na rua. "Em contraste com o memorial do século XIX, que justifica sua importância através de uma elevação que se ascende por cima do nível dos cidadãos", explicam Zeller & Moye em um comunicado de imprensa, "o novo memorial se manteve a nível do solo, convidando aos pedestres a criar um diálogo".

© Zeller & Moye

Esta dinâmica é reforçada pela inclusão da réplica da estátua, de frente à estátua original em um gesto de comunicação. Desta maneira, dizem os arquitetos, "a figura original de Lutero se substitui por um novo enfoque dialógico e reflexivo que simboliza a sociedade comunicativa do século XXI".

© Zeller & Moye

O piso do memorial também conta com 10.000 luzes de LED que serão utilizadas para transmitir mensagens aos transeuntes, ao trazer citações inspiradoras de personagens importantes do século XXI. Atualmente já se têm três citações propostas:

  • "Nicht in der Flucht der Gedanken, allein in der Tat ist die Freiheit" (Não na fuga dos pensamentos, apenas em fazer se está a liberdade.) - Dietrich Bonhoeffer
  • "Ungerechtigkeit an irgendeinem Ort bedroht die Gerechtigkeit an jedem anderen". (A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça de todos os lugares) - Martin Luther King
  • "Der alte Grundsatz Auge um Auge macht schließlich alle blind". (Essa velha lei de olho por olho deixará todos cegos) - Martin Luther King

"Nosso projeto é um convite para o habitante da cidade a se relacionar com o novo espaço", explica Christoph Zeller de Zeller & Moye. "Os visitantes podem buscar por um diálogo com as estátuas; podem descansar sobre o assento integrado, ou ao passar por este lugar, receber uma mensagem entregue pelo campo de luz que pode os acompanhar pelo resto do dia".

© Zeller & Moye

Informações de projeto:

Nome do projeco: Memorial a Martín Lutero em Berlim
Localização: St. Marienkirche, Karl Liebknecht Strasse, Berlim, Alemanha
Cliente: Evangelischer Kirchenkreis Berlin Stadtmitte (Igreja Protestante de Berlim) e Bezirksamt Berlin-Mitte (Administração da Cidade de Berlim)
Autoria:Zeller & Moye (Arquitetos) e Albert Weis (Artista)
Área: 170 m²
Status: 1º prêmio no concurso internacional 'Luther-Denkmal 2017'

Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "Zeller & Moye vence concurso para projetar Memorial a Martin Luther em Berlim" [Zeller & Moye Wins Competition to Design Martin Luther Memorial in Berlin] 01 Set 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Ferber, Amanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794356/zeller-and-moye-vence-concurso-para-projetar-memorial-a-martin-luther-em-berlim> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.