O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Como a ilusão ótica protege os pedestres na Índia

Como a ilusão ótica protege os pedestres na Índia

  • 14:00 - 9 Outubro, 2016
  • por Amanda Marton
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Como a ilusão ótica protege os pedestres na Índia
Como a ilusão ótica protege os pedestres na Índia, Via progrss.com
Via progrss.com

A Índia é um dos países com os indicadores de mortes em trânsito mais altos do mundo, segundo o último “Informe sobre a situação mundial de segurança viária”, elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De fato, em 2015, mais de 200 mil pessoas morreram em acidentes, um número que é consideravelmente mais alto do que 2014, quando 141.526 habitantes faleceram pela mesma causa.

Pensando em fazer das ruas lugares mais seguros para todos, especialmente para os pedestres, o governo da Índia quer pintar as faixas de pedestre com efeitos 3D, segundo afirmou o próprio ministro de Transporte do país, Nitin Gadkari, no Twitter.

A proposta considera que a ilusão de ótica incentivaria os condutores a reduzir a velocidade e deter-se, uma vez que vissem as faixas 'flutuantes'. A ideia surgiu como uma forma de proteger os pedestres, já que, no início de abril, as autoridades removeram todos redutores de velocidade - tachões e lombadas - das ruas, pensando no risco que poderiam significar para os condutores que dirigem em alta velocidade.

As faixas de pedestre 3D estão presentes nas cidades de Ahmedabad e Chennai desde o começo do ano, quando os artistas , Saumya Pandya Thakkar e Shakuntala Pandya as pintaram.

Este fato demostra que a arte urbana pode estar a serviço das pessoas que vivem nas cidades. Ao redor do mundo, várias outras faixas de pedestre receberam intervenções, entretanto, estas são diferentes porque estão sendo impulsionados pelo governo para que os pedestres possam atravessar a rua de forma mais segura.

Por exemplo, na cidade de Curitiba, desde 2010, vários cruzamentos de pedestres receberam intervenções artísticas. A ação se chama 'Arte na Faixa' e foi um projeto da prefeitura da cidade que escolheu espaços de grandes fluxos para pintar e, assim, chamar atenção das pessoas. Quando um cidadão atravessa, ele lê a mensagem 'agora que a viu, atravesse na faixa de pedestres'.

Apresentamos, aqui, o vídeo desta iniciativa:

Sobre este autor
Amanda Marton
Autor
Cita: Amanda Marton. "Como a ilusão ótica protege os pedestres na Índia" [Con ilusiones ópticas buscan proteger a los peatones en India] 09 Out 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794200/como-a-ilusao-otica-protege-os-pedestres-na-india> ISSN 0719-8906