Como a ilusão ótica protege os pedestres na Índia

A Índia é um dos países com os indicadores de mortes em trânsito mais altos do mundo, segundo o último “Informe sobre a situação mundial de segurança viária”, elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De fato, em 2015, mais de 200 mil pessoas morreram em acidentes, um número que é consideravelmente mais alto do que 2014, quando 141.526 habitantes faleceram pela mesma causa.

Pensando em fazer das ruas lugares mais seguros para todos, especialmente para os pedestres, o governo da Índia quer pintar as faixas de pedestre com efeitos 3D, segundo afirmou o próprio ministro de Transporte do país, Nitin Gadkari, no Twitter.

A proposta considera que a ilusão de ótica incentivaria os condutores a reduzir a velocidade e deter-se, uma vez que vissem as faixas 'flutuantes'. A ideia surgiu como uma forma de proteger os pedestres, já que, no início de abril, as autoridades removeram todos redutores de velocidade - tachões e lombadas - das ruas, pensando no risco que poderiam significar para os condutores que dirigem em alta velocidade.

As faixas de pedestre 3D estão presentes nas cidades de Ahmedabad e Chennai desde o começo do ano, quando os artistas , Saumya Pandya Thakkar e Shakuntala Pandya as pintaram.

Este fato demostra que a arte urbana pode estar a serviço das pessoas que vivem nas cidades. Ao redor do mundo, várias outras faixas de pedestre receberam intervenções, entretanto, estas são diferentes porque estão sendo impulsionados pelo governo para que os pedestres possam atravessar a rua de forma mais segura.

Por exemplo, na cidade de Curitiba, desde 2010, vários cruzamentos de pedestres receberam intervenções artísticas. A ação se chama 'Arte na Faixa' e foi um projeto da prefeitura da cidade que escolheu espaços de grandes fluxos para pintar e, assim, chamar atenção das pessoas. Quando um cidadão atravessa, ele lê a mensagem 'agora que a viu, atravesse na faixa de pedestres'.

Apresentamos, aqui, o vídeo desta iniciativa:

Sobre este autor
Cita: Amanda Marton. "Como a ilusão ótica protege os pedestres na Índia" [Con ilusiones ópticas buscan proteger a los peatones en India] 09 Out 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794200/como-a-ilusao-otica-protege-os-pedestres-na-india> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.