JR cria instalações artísticas em diferentes locais do Rio de Janeiro

O artista JR -- mundialmente conhecido por projetos como Portrait of a Generation (2006), Face 2 Face (2007) e Women Are Heroes (2008), que, através de retratos de pessoas feitos com lentes grande angulares 28 mm impressos em grandes dimensões e colados em paredes e muros de algumas cidades, estabelecem confrontos com o público -- vem recentemente trabalhando em duas obras de grande impacto na paisagem do Rio de Janeiro.

JR cria instalações artísticas em diferentes locais do Rio de Janeiro - Mais Imagens+ 8

A primeira delas é uma instalação sobre a Casa Amarela (instituição cultural fundada pelo próprio artista há nove anos) em que JR cria uma escultura metálica em forma de lua crescente; já a segunda consiste na imagem de grande dimensão do atleta sudanês Mohamed Younes Idirss, especializado em salto em altura, saltando sobre um edifício.

Instalação sobre a Casa Amarela. Image © JR, via Facebook do artista
Construção da instalação sobre a Casa Amarela. Image © JR, via Facebook do artista
Construção da instalação que mostra Mohamed Younes Idriss saltando sobre edifício. Image © JR, via Facebook do artista

Esta última foi realizada através de uma nova técnica desenvolvida por JR em que uma estrutura de andaimes metálicos sustenta um tecido impresso com a imagem em questão. A técnica havia sido testada no Rio de Janeiro e mostrava uma figura humana em posição de "voo"vista de trás, com os braços abertos.

Primeira instalação de JR feita com a nova técnica de andaimes e tecido impresso. Image © JR, via Facebook do artista
Primeira instalação de JR feita com a nova técnica de andaimes e tecido impresso. Image © JR, via Facebook do artista

Além destas obras, está também no Rio de Janeiro uma das cabines fotográficas do Projeto Inside Out, em que o público pode fazer seu retrato no mesmo formato das obras emblemáticas de JR. Veja, a seguir, algumas imagens das obras de JR no Rio de Janeiro:

Cabine fotográfica do projeto Inside Out no Rio de Janeiro. Image © JR, via Facebook do artista

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "JR cria instalações artísticas em diferentes locais do Rio de Janeiro" 04 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792714/jr-cria-instalacoes-artisticas-em-diferentes-locais-do-rio-de-janeiro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.