China começa a testar seu modelo de ônibus elevado

Há alguns anos, a companhia chinesa Shenzhen Huashi Future Parking Equipment desenvolveu uma solução inédita para tentar resolver o problema do congestionamento ocasionado pelo rápido crescimento populacional das cidades da China: um ônibus que escapa do trânsito simplesmente passando por cima dele. O projeto atraiu a atenção de diversos especialistas e meios de comunicação de todo o mundo, embora muitos fossem céticos sobre a possibilidade desta ideia render algum fruto concreto. Mas agora, a proposta ousada e aparentemente inviável se tornou realidade.

China começa a testar seu modelo de ônibus elevado - Mais Imagens

Um protótipo em escala real do Transit Elevated Bus (TEB) começou a ser testado em Qinhuangdao, China. O ônibus, que tem 22 metros de comprimento e 7,8 metros de largura, pode transportar até 1.200 passageiros e se desloca a 60km/h, aumentando a capacidade de transporte a uma fração do custo da instalação de linhas de metrô ou trem elevado.

via Xinhua News Agency

No entanto, o TEB ainda não está pronto para ser colocado nas ruas. Por enquanto, ele se limita a uma faixa de 300 metros de comprimento  em que será avaliado o sistema de freios e o consumo de combustível. Assim que esta etapa de testes for concluída, o ônibus elevado passará a ser testado em situações mais próximas à realidade do trânsito urbano. 

Embora ainda seja um sistema não aprovado, o TEB já atraiu o interesse de outros países, incluindo o Brasil, França, Índia e Indonésia. 

Via Shanghaiist e Xinhuanet. H/T Gizmodo.

via Xinhua News Agency
via Xinhua News Agency

Straddling Bus / Shenzhen Huashi Future Parking Equipment

Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "China começa a testar seu modelo de ônibus elevado" [China's Futuristic Straddling Bus Becomes a Reality, Begins Testing Period] 08 Ago 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792711/china-comeca-a-testar-seu-modelo-de-onibus-elevado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.