Arte e Arquitetura: Variations of unfinished concrete chairs por Felipe Arturo

Na sua primeira exposição em Portugal realizada na Galeria Baginski, o arquiteto e artista plástico FELIPE ARTURO (Bogotá, 1979) apresentou duas instalações Variations of unifinished concrete chairs e Verso Anverso, que dá nome à exposição.

Na mostra Variations of unifinished concrete chairs trabalhos partem do processo de modelagem, isto é, a transformação da memória volumétrica de um material através da incorporação do vazio deixado por um molde. Este processo de transferência é não apenas entendido em termos plásticos, mas também como apresentando os materiais moldados enquanto veículos narrativos da sua própria história de produção. Mais do que produzir corpos finitos, estas instalações propõem uma estética da incompletude, sublinhando que pode ser transformado colectivamente e o que pode crescer potencialmente, para além das restrições de um molde original.

Cortesia de Galeria Baginski
Imagens do processo. Image Cortesia de Galeria Baginski

Variations of unfinished concrete chairs compreende uma série de estruturas em betão armado (concreto), que parte de desdobramentos de um módulo cúbico que lembra o esqueleto de uma cadeira. São simultaneamente maquetes produzidas com materiais de construção, edifícios reduzidos de escala antropomórfica, e peças de mobiliário inútil. Cada uma destas estruturas propõe uma série de ramificações que permite a replicação e variação do seu esqueleto modular.

Cortesia de Galeria Baginski
Imagens do processo. Image Cortesia de Galeria Baginski

A obra retira vários elementos dos ensinamentos da arquitectura vernacular na América Latina, e as suas apropriações de técnicas modernas de construção, como também da obra Variations of Incomplete open cubes (1974) do artista norte-americano Sol Lewitt, na qual apresenta as 122 possibilidades de um cubo aberto. Neste caso em particular, cada canto de cada cadeira é desenvolvido como um cubo aberto, multiplicando exponencialmente as possíveis variações de uma cadeira de cimento incompleta.

Cortesia de Galeria Baginski

Veja a seguir imagens do processo de criação de Felipe Arturo:

Imagens do processo. Image Cortesia de Galeria Baginski
Imagens do processo. Image Cortesia de Galeria Baginski
Imagens do processo. Image Cortesia de Galeria Baginski
Imagens do processo. Image Cortesia de Galeria Baginski
Imagens do processo. Image Cortesia de Galeria Baginski

FELIPE ARTURO é arquiteto e artista, a sua prática integra elementos do urbanismo, arquitectura e arte, em articulação com a política, história, geografia e economia. Os seus trabalhos e projectos materializam-se em escultura, instalação e a vídeo partindo de conceitos como a estrutura, a sequência e a matéria. A arquitectura vernacular e as técnicas de construção que reflectem a assimilação e resistência a processos coloniais e pós-coloniais influenciam fortemente o seu trabalho. Formado em Arquitectura pela Universidade de Los Andes de Bogotá em 2002 e mestre pela Columbia University School of the Arts, Nova Iorque, em 2007. Actualmente, é Professor Associado de Artes Plásticas na Universidade Jorge Tadeo Lozano em Bogotá, e actualmente doutorando na Universidade de Évora. Entre 2011-2012 fez parte da equipa curatorial de La cooperativa, 14 Salón Regional de Artistas da Colombia. Das exposições recentes destacam-se os projectos individuais no La Migración de las Plantas, Centro Centro, Palácio Cibeles, Madrid (2015); Trópico Entrópico, 1st International Biennial of Contemporary Art; Cartagena de Indias, Colômbia em 2014; La Dissolucion de la Geometria , ZONAMACO Sur, México D.F., 2013, Bienal do Arte Naif in Piracicaba, São Paulo, Brasil em 2012; e as colectivas Beyond the Supersquare, curadoria de Maria Ines Rodriguez e Holly Block, Bronx Museum, Nova Iorque, EUA EM 2014; e Nouvelles Vagues, Palais de Tokyo, Paris, França, 43 Salón (inter) Nacional de Artistas, Medellín, Colômbia, ambas em 2013. O seu trabalho encontra-se representado em colecções internacionais como Jumex Collection (México, D.F., Mexico); Museo Amparo (Puebla, Mexico); Bronx Museum (Nova Iorque, EUA); Colección Art Nexus (Bogotá, Colombia); Colección Patricia Phelps de Cisneros (New York, EUA; Caracas, Venezuela); Colección Suramericana (Medellín, Colombia); Colección Banco de la República (Bogotá, Colombia); Kadist Art Foundation (San Francisco, EUA), colecções privadas na Colômbia, Venezuela, Peru, Brasil, Chile, México, EUA, Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália, entre outros países. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Arte e Arquitetura: Variations of unfinished concrete chairs por Felipe Arturo" 01 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792581/arte-e-arquitetura-variations-of-unfinished-concrete-chairs-por-felipe-arturo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.