7 dicas de como usar GIFs animados em apresentações de projeto

Introduzir movimento em desenhos e diagramas é um excelente modo de mostrar o desenvolvimento e progresso das ideias fundamentais de um projeto. GIFs animados podem, portanto, ser ferramentas úteis para melhorar suas apresentações, explicando rapidamente uma grande quantidade de informações.

Quando se trata de desenhos de arquitetura, é fundamental compreender quais informações precisam ser destacadas e qual a melhor forma de fazer isso, eliminando o excesso de dados e focando nos aspectos principais. Com isto em mente, apresentamos a seguir 7 diferentes tipos de GIFs animados que mostram o melhor dos projetos que representam. 

1) Contexto

Mostrar características ambientais específicas em um único desenho pode ser uma tarefa complexa. Mesmo se for possível reunir em um desenho todas as informações necessárias para compreender o entorno de um projeto, o resultado pode ficar carregado e saturado de dados. GIFs animados podem ser uma opção para apresentar o contexto de modo visualmente claro e limpo. 

85 Sheltered Housing Units for Senior and Public Facilities / GRND82

Casa 50.50 / Célula.Urbana

2) Conceito do projeto

Explicar graficamente a ideia por trás de um projeto pode ser um grande desafio. Se você quer focar na lógica volumétrica ou no processo de concepção que o levou a ela, GIFs animados podem servir para mostrar uma sequência coerente para comunicar sua abordagem projetual. 

Armory Wharf / Lahznimmo Architects

Casa Taller Tampiquito / Dear Architects

Capela Totihue / Gonzalo Mardones Viviani

3) Relação espacial entre diferentes níveis

A maior parte dos projetos tem mais de um pavimento. Mesmo em construções de um único nível, sempre há um térreo e uma cobertura que podem se relacionar de diferentes modos. Quando um projeto tiver mais de um nível, a interação entre eles pode se tornar mais complexo e, portanto, difícil de comunicar. Os GIFs animados podem ser uma solução para explicar a relação entre diferentes níveis de um projeto. 

Attic for an Architect / buro5

CircusBA / It Met

Zamudio / Arqtipo

4) Detalhes

Detalhes arquitetônicos podem ter junções e especificações materiais muito complexas. Às vezes, um elemento pode ser colocado em outra posição, movido ou operado de diferentes modos. Nesse sentido, GIFs animados podem ajudar a passar a ideia de como determinados detalhes realmente funcionam. 

Conjoined Media Towers / REX

CRAFT / Sameep Padora & Associates

5) Programa

O programa de um projeto define uma ampla rede de relações humanas que ocorrem no espaço projetado. Diagramas e ilustrações em movimento podem servir para passar informações sobre o programa de modo simples e claro.

Soyoo Joyful Growth Center / Crossboundaries

6) Construção e estrutura

Com um GIF animado o arquiteto pode mostrar em uma única imagem a estrutura completa ou o processo de construção do projeto; das fundações à cumeeira.

EFC Cabin / VOID

Casa SIP m3 / Ian Hsü + Gabriel Rudolphy

Estrutura de madeira em Launchlabs / Stereo Architektur

7) Vista geral do projeto

Uma vista geral de seu projeto é um excelente modo de mostrar diferentes estágios de sua intervenção; você pode mostrar um percurso interno pelo edifício ou algumas formas de habitar seu projeto. 

Home at Intersection / Yushang Zhang

Nautilus / TEN + NGO City Creative Network

Sobre este autor
Cita: Santibañez, Danae. "7 dicas de como usar GIFs animados em apresentações de projeto" [7 Ways to Use Animated GIFs to Improve Your Project Presentation] 26 Jul 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792097/7-dicas-de-como-usar-gifs-animados-em-apresentacoes-de-projeto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.