Estrutura de madeira em Launchlabs / Stereo Architektur

Estrutura de madeira em Launchlabs / Stereo Architektur - Mais Imagens+ 10

  • Colaboradores: Jonathan Hermann, Claudio Meletta, Martin Risch
  • Engenharia Estrutural: Hans-Peter Frei, Frei Ingenieure
  • Carpintaria: Hürzeler Holzbau AG
  • Cliente: launchlabs (Schweiz) GmbH
  • Cidade: Basel
  • País: Suíça
Mais informaçõesMenos informações
© Lukas Schaffhuser

Descrição enviada pela equipe de projeto. O principal salão antiga fábrica de máquinas de Burckhardt, na Basileia, na Suíça, tem sido usado como um espaço para eventos ao longo dos anos. Com um novo inquilino (launchlabs.ch) a estrutura também deve servir como um ambiente de trabalho multifuncional.

© Lukas Schaffhuser

O objetivo é criar um espaço, oferecendo inúmeras possibilidades - coworking, estações de trabalho de escritório regulares, áreas para atividades informais e culturais, oficinas -,  sendo ainda capaz de sediar eventos maiores. A principal intervenção consiste na inserção de uma instalação de madeira autônoma - uma casa dentro de uma casa.

© Lukas Schaffhuser

Entre outros, ela contém a recepção e, portanto, está situada na entrada principal do salão. A fim de preservar o máximo de flexibilidade no piso térreo, a maior parte da construção é elevada e suspensa em vigas de madeira, deixando apenas o armário e uma pequena sala de reuniões no nível inferior.

Axonométrica

Upstairs two meeting spaces, differentiated in size and orientation, form the main body of the construction. On top you can find a deck offering an area for informal meetings, pausing and laid back activities. All being closely under- neath the hall roof, usually only experienced from far.

© Lukas Schaffhuser

Toda a construção foi concebida num único material: laminado de folheado de madeira serrada. A expressão da estrutura resulta diretamente das técnicas de construção aplicadas, todos os caixilhos são visíveis, o conceito compreensível.

© Lukas Schaffhuser

Diferentes circunstâncias externas influenciaram o design de maneiras interessantes:

- Por causa do principal acesso ao salão ser uma porta de tamanho normal, toda a estrutura foi desenvolvida como um complemento
de peças pré-fabricadas, suficientemente pequenas para serem manipuladas à mão e facilmente montadas no local;

- Uma vez que a instalação é concebida para um espaço interior, o projeto não teve que cumprir com requisitos ambientais e limitações. Detalhes foram inventados, utilizamos mecanismos e matérias primas simples.

Axonométrica

Assim, a casa dentro da casa recebe um caráter forte, por um lado, adaptando-se aos encantos da existente, por outro lado, emancipando-se pela sua materialização. Um elemento capaz de agregar identidade ao lugar.

© Lukas Schaffhuser

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bruderholzstrasse 80-84, 4053 Basel, Suíça

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estrutura de madeira em Launchlabs / Stereo Architektur" [Wooden Structure at Launchlabs / Stereo Architektur] 24 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782640/estrutura-de-madeira-em-launchlabs-stereo-architektur> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.