Condomínios são "os ovos da serpente", diz Paulo Mendes da Rocha

"Uma cidade nasce do desejo de os homens estarem juntos." - Paulo Mendes da Rocha

Em um recente episódio da série Milênio, produzida pela Globo News, o entrevistado é o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, recém-premiado com o Leão de Ouro -- prêmio atribuído a nenhum outro brasileiro. No episódio, filmado na Pinacoteca do Estado de São Paulo -- edifício recuperado por um projeto de sua autoria --, o arquiteto comenta um pouco sobre a ideia por trás da recuperação do antigo edifício, que teve seu principal acesso alterado, voltando sua frente para a Estação da Luz.

Indagado sobre a condição das cidades brasileiras e sobre uma suposta carência estética da maior parte dos edifícios que conformam o ambiente construído urbano, Paulo Mendes atribui tal fenômeno ao fato de tanto a arquitetura como a construção civil serem direcionadas pelo mercado, que busca sempre o lucro máximo com o investimento mínimo.  Em relação ao planejamento de nossas cidades, Paulo afirma que não pode haver arquitetura sem planejamento urbano, e conclui  dizendo que "uma das mais extraordinárias belezas no plano urbano são as favelas."

Assista ao episódio de Milênio, aqui.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Condomínios são "os ovos da serpente", diz Paulo Mendes da Rocha" 11 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791043/condominios-sao-os-ovos-da-serpente-diz-paulo-mendes-da-rocha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.