21 tipos de arquiteto que podemos encontrar no escritório

A arquitetura pode ser praticada em um campo bastante amplo. Ela é uma indústria em que os "personagens" são uma parte intrínseca do trabalho. Todos somos arquitetos e todos vivemos para projetar, mas somos muito distintos. Assim, compilamos uma lista com 21 tipos diferentes de arquitetos que você poderá encontrar em algum momento da sua carreira.

O preguiçoso dissimulado 

Este arquiteto consegue passar desapercebido, mas pode passar horas somente dando zoom in e zoom out no AutoCAD ou Revit todos os dias. Você se pergunta como ele mantém seu trabalho em ordem... até que um dia ele recebe um aumento.

O empreendedor

Às vezes os arquitetos necessitam assumir muitos papéis no escritório (desenhar, preparar o café, receber o cliente, apresentar o projeto, imprimir plantas) e este tipo de arquiteto é mestre quando se trata de ganhar clientes. Obrigada por nos manter longe do caixa negativo!

O gestor de projetos

Em todo o escritório existe alguém que mantém todos os outros arquitetos em alerta e este é o gestor de projetos. É muito bom gestionar, porém, muitos deles nem sequer chegam a projetar.

O batalhador silencioso

Muitos arquitetos provavelmente se encaixam nesta categoria: procuram manter a calma no escritório, enquanto trabalham nas suas salas, porém por dentro estão amaldiçoando as 300 peças que ainda deverão colar na maquete para a reunião de amanhã.

A marmota

A diferença entre o batalhador silencioso e a marmota é que este último é feliz por trabalhar, ainda que não veja a luz do dia. Este arquiteto vive para trabalhar e é provavelmente o primeiro a chegar no escritório e o último a ir embora... será que esse cara mora por aqui?

© Leandro Fuenzalida

O motivador

Podemos reclamar de muitas coisas sobre os pseudo-chefes no escritório mas, ao menos, sempre conseguimos uma boa conversa emocional com eles (com Eye of The Tiger de fundo).

O ditador

Em algumas empresas existe aquele que simplesmente não consegue aceitar que outros criem algo. Na sua cabeça, ele é o responsável pelo projeto e você apenas apoia o processo criativo,  que inclusive poderia se reduzir à preparação do café. Se alguma vez você trabalhou para algum destes arquitetos, você poderá se tornar este tipo que vem a seguir.

O contador de histórias

Este é o arquiteto que passou 8 semanas fazendo um workshop de verão em algum escritório de renome mundial e sobreviveu para contar (e tem muitas histórias para contar). Conversar com este arquiteto significa, provavelmente, ter que escutar à exaustão como as coisas eram feitas maravilhosamente bem no escritório de Zaha, em Londres.

O artista

Este é o arquiteto que apresenta os melhores trabalhos no escritório. O que importa se ele faz com duas semanas de atraso e que seu projeto seja uma enorme dor de cabeça para os engenheiros? A este arquiteto nada importa. Para ele, tudo consiste em mostrar sua "visão".

O pragmático

O pragmático é o arquiteto que provavelmente foi construtor em sua vida passada. Você vai conseguir um projeto muito simples deste arquiteto? Sim, mas provavelmente será construído a tempo e dentro do orçamento. Este arquiteto não se relaciona muito bem com o artista

O pessimista

Este arquiteto se queixa constantemente de seu trabalho, do seu último projeto ou da suposta irrelevância da arquitetura. O pessimista provavelmente tende a cair no Ruin Porn.

O otimista

Por outro lado, o otimista está decidido a mudar o mundo através de cada projeto que realiza. Le Corbusier é, sem dúvidas, o ídolo deste arquiteto.

O nerd

Esta é a versão madura do estagiário que alguma vez foi obrigado por seu chefe a aprender a programar e a utilizar o ArchiCAD nos anos 90. Anos mais tarde, e tendo aumentado seus conhecimentos em uma grande variedade de softwares, este arquiteto pode modelar e renderizar dez vezes mais rápido que qualquer pessoa da empresa.

O analógico 

Este arquiteto é a espécie de proto-humano que faz tudo com lápis e papel, invocando o ritual de desenho à mão. Este tipo de arquiteto provavelmente nem estará lendo este artigo. 

© Leandro Fuenzalida

O filósofo

Teoria, teoria, teoria. É aquele que escreve um grande manifesto para todas as apresentações de projeto.

O "você pode me emprestar isso?"

Este arquiteto é a única razão por trás da decisão do escritório em comprar um etiquetador, assim os pertences do restante da equipe não acabam empilhados em sua gaveta.

O bom bebedor

Este arquiteto sempre trás consigo uma bebidinha para se inspirar. Claro, não é fácil alcançar a inspiração.

O zen

Enquanto você está estressado/a pensando no prazo para terminar o projeto ou se enviou os desenhos para a pessoa correta, o zen nem se incomoda com as coisas que a vida vai colocando em seu caminho. Sua mente está tão desobstruída quanto seu escritório e você poderia jurar que, como resultado da sua paz interior, faz mais trabalho e com menos erros que os outros. 

© Leandro Fuenzalida

O 'contagem regressiva'

17:57... 17:58... 17:59... As 18h em ponto este arquiteto abandona o escritório deixando o batalhador silencioso na sua miséria e a marmota em sua feliz solidão. 

O carimbador

Com um grande poder vem também uma grande responsabilidade. Equipados com uma poderosa assinatura, estes "arquitetos de verdade" trabalham revisando e assinando todas as plantas e trabalhos do resto da equipe (menos dos seus).

O estagiário

Finalmente, encerramos com a nova geração, a pessoa mais jovem do escritório e provavelmente a única que não tem um posto determinado de trabalho. O estagiário passa o dia todo construindo modelos e tornando croquis de guardanapo em 
plantas legíveis. Mas espere, porque logo ele crescerá o suficiente para se tornar mais um na equipe. Talvez o futuro zen.

Sobre este autor
Cita: Doroteo, Jan. "21 tipos de arquiteto que podemos encontrar no escritório" 13 Jul 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790965/21-tipos-de-arquiteto-que-podemos-encontrar-no-escritorio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.