O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Artigos
  3. 21 tipos de arquiteto que podemos encontrar no escritório

21 tipos de arquiteto que podemos encontrar no escritório

  • 07:00 - 13 Julho, 2016
  • por
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
21 tipos de arquiteto que podemos encontrar no escritório
21 tipos de arquiteto que podemos encontrar no escritório, © Leandro Fuenzalida
© Leandro Fuenzalida

A arquitetura pode ser praticada em um campo bastante amplo. Ela é uma indústria em que os "personagens" são uma parte intrínseca do trabalho. Todos somos arquitetos e todos vivemos para projetar, mas somos muito distintos. Assim, compilamos uma lista com 21 tipos diferentes de arquitetos que você poderá encontrar em algum momento da sua carreira.

O preguiçoso dissimulado 

Este arquiteto consegue passar desapercebido, mas pode passar horas somente dando zoom in e zoom out no AutoCAD ou Revit todos os dias. Você se pergunta como ele mantém seu trabalho em ordem... até que um dia ele recebe um aumento.

O empreendedor

Às vezes os arquitetos necessitam assumir muitos papéis no escritório (desenhar, preparar o café, receber o cliente, apresentar o projeto, imprimir plantas) e este tipo de arquiteto é mestre quando se trata de ganhar clientes. Obrigada por nos manter longe do caixa negativo!

O gestor de projetos

Em todo o escritório existe alguém que mantém todos os outros arquitetos em alerta e este é o gestor de projetos. É muito bom gestionar, porém, muitos deles nem sequer chegam a projetar.

O batalhador silencioso

Muitos arquitetos provavelmente se encaixam nesta categoria: procuram manter a calma no escritório, enquanto trabalham nas suas salas, porém por dentro estão amaldiçoando as 300 peças que ainda deverão colar na maquete para a reunião de amanhã.

A marmota

A diferença entre o batalhador silencioso e a marmota é que este último é feliz por trabalhar, ainda que não veja a luz do dia. Este arquiteto vive para trabalhar e é provavelmente o primeiro a chegar no escritório e o último a ir embora... será que esse cara mora por aqui?

© Leandro Fuenzalida
© Leandro Fuenzalida

O motivador

Podemos reclamar de muitas coisas sobre os pseudo-chefes no escritório mas, ao menos, sempre conseguimos uma boa conversa emocional com eles (com Eye of The Tiger de fundo).

O ditador

Em algumas empresas existe aquele que simplesmente não consegue aceitar que outros criem algo. Na sua cabeça, ele é o responsável pelo projeto e você apenas apoia o processo criativo,  que inclusive poderia se reduzir à preparação do café. Se alguma vez você trabalhou para algum destes arquitetos, você poderá se tornar este tipo que vem a seguir.

O contador de histórias

Este é o arquiteto que passou 8 semanas fazendo um workshop de verão em algum escritório de renome mundial e sobreviveu para contar (e tem muitas histórias para contar). Conversar com este arquiteto significa, provavelmente, ter que escutar à exaustão como as coisas eram feitas maravilhosamente bem no escritório de Zaha, em Londres.

O artista

Este é o arquiteto que apresenta os melhores trabalhos no escritório. O que importa se ele faz com duas semanas de atraso e que seu projeto seja uma enorme dor de cabeça para os engenheiros? A este arquiteto nada importa. Para ele, tudo consiste em mostrar sua "visão".

O pragmático

O pragmático é o arquiteto que provavelmente foi construtor em sua vida passada. Você vai conseguir um projeto muito simples deste arquiteto? Sim, mas provavelmente será construído a tempo e dentro do orçamento. Este arquiteto não se relaciona muito bem com o artista

O pessimista

Este arquiteto se queixa constantemente de seu trabalho, do seu último projeto ou da suposta irrelevância da arquitetura. O pessimista provavelmente tende a cair no Ruin Porn.

O otimista

Por outro lado, o otimista está decidido a mudar o mundo através de cada projeto que realiza. Le Corbusier é, sem dúvidas, o ídolo deste arquiteto.

O nerd

Esta é a versão madura do estagiário que alguma vez foi obrigado por seu chefe a aprender a programar e a utilizar o ArchiCAD nos anos 90. Anos mais tarde, e tendo aumentado seus conhecimentos em uma grande variedade de softwares, este arquiteto pode modelar e renderizar dez vezes mais rápido que qualquer pessoa da empresa.

O analógico 

Este arquiteto é a espécie de proto-humano que faz tudo com lápis e papel, invocando o ritual de desenho à mão. Este tipo de arquiteto provavelmente nem estará lendo este artigo. 

© Leandro Fuenzalida
© Leandro Fuenzalida

O filósofo

Teoria, teoria, teoria. É aquele que escreve um grande manifesto para todas as apresentações de projeto.

O "você pode me emprestar isso?"

Este arquiteto é a única razão por trás da decisão do escritório em comprar um etiquetador, assim os pertences do restante da equipe não acabam empilhados em sua gaveta.

O bom bebedor

Este arquiteto sempre trás consigo uma bebidinha para se inspirar. Claro, não é fácil alcançar a inspiração.

O zen

Enquanto você está estressado/a pensando no prazo para terminar o projeto ou se enviou os desenhos para a pessoa correta, o zen nem se incomoda com as coisas que a vida vai colocando em seu caminho. Sua mente está tão desobstruída quanto seu escritório e você poderia jurar que, como resultado da sua paz interior, faz mais trabalho e com menos erros que os outros. 

© Leandro Fuenzalida
© Leandro Fuenzalida

O 'contagem regressiva'

17:57... 17:58... 17:59... As 18h em ponto este arquiteto abandona o escritório deixando o batalhador silencioso na sua miséria e a marmota em sua feliz solidão. 

O carimbador

Com um grande poder vem também uma grande responsabilidade. Equipados com uma poderosa assinatura, estes "arquitetos de verdade" trabalham revisando e assinando todas as plantas e trabalhos do resto da equipe (menos dos seus).

O estagiário

Finalmente, encerramos com a nova geração, a pessoa mais jovem do escritório e provavelmente a única que não tem um posto determinado de trabalho. O estagiário passa o dia todo construindo modelos e tornando croquis de guardanapo em 
plantas legíveis. Mas espere, porque logo ele crescerá o suficiente para se tornar mais um na equipe. Talvez o futuro zen.

Sobre este autor
Cita: Doroteo, Jan. "21 tipos de arquiteto que podemos encontrar no escritório" 13 Jul 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790965/21-tipos-de-arquiteto-que-podemos-encontrar-no-escritorio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.