Modern[o] como metáfora: O lugar do Tate em um mundo pós-Brexit

Os arquitetos no Reino Unido foram submetidos a um mês de altos e baixos monumentais. O Tate Modern, extensão de Herzog & de Meuron, (conhecido como Switch House) abriu suas portas na sexta-feira, 17 junho. Seis dias depois, na quinta-feira seguinte, 23 de junho, o país proclamou seu desejo (mal-planejado) de sair da União Europeia. Seria fácil ver os dois eventos em separado, sem sobreposição óbvia. Mas na verdade o Tate parece ter uma simbiose estranha com a decisão Brexit - promovendo inclusive uma visão enfática contra ela.

Criando o Tate Modern

Modern[o] como metáfora: O lugar do Tate em um mundo pós-Brexit - Imagem 8 de 13
© Laurian Ghinitoiu

As críticas da expansão do Tate Modern começaram anos antes de ser inicialmente previsto com base em projeções dos visitantes. O edifício original, que abriu em maio de 2000, agora conhecido como Boiler House, foi feito para ter 2 milhões de visitantes anuais. Pouco mais de um mês após a abertura, o museu já havia recebido seu milionésimo visitante e em 2014 a abrangência subiu para 5,7 milhões por ano, tornando-se o museu de arte moderna e contemporânea mais visitado do mundo.

Fundado em 1897, quando o magnata do açúcar Sir Henry Tate doou sua coleção pinturas e £ 80.000 para a capital britânica, formando a Tate Gallery, o museu tem sido a principal plataforma de espaço para a arte moderna em Londres, desde 1916.

Sempre abrangendo peças entre o século XIX e XX, a necessidade de um museu de arte moderna separado foi reconhecida logo no início, mas que não foi concretizada até o início de 1990. O que é agora o Tate Modern começou como Bankside, uma estação de energia, mal colocada, no coração de Londres, no lado sul do Tamisa oposto à St. Paul. Desenhada por Giles Gilbert Scott, em 1947, a usina começou a operar em 1963, mas foi rapidamente desmantelada em 1981 e quase demolida na década seguinte. Em abril de 1994, Bankside foi selecionado como o lar para novo espaço do Tate, e Herzog & de Meuron ganharam o concurso para projetar o edifício em janeiro de 1995.

Modern[o] como metáfora: O lugar do Tate em um mundo pós-Brexit - Imagem 7 de 13
© Laurian Ghinitoiu

Conhecido por sua clarividência, o diretor do Tate, Nicholas Serota, viu vantagem na escala de Bankside - um museu de seu tamanho nunca poderia ser construído com o mesmo custo a partir do zero - e também reconheceu que o local oferecia a possibilidade de expansão futura. O museu anunciou seus planos para uma proposta em 2005, quando Herzog & de Meuron foram selecionados novamente para a expansão. Na época, afirmou-se que a adição - que acrescentaria 60% a mais de espaço da galeria - seria concluída em tempo para Jogos Olímpicos de 2012 em Londres, mas todas as apostas estavam erradas após o início da crise financeira.

Após o anúncio de 2005, Herzog & de Meuron revelaram seu projeto inicial para o museu no verão de 2006. A proposta apresentou um elemento irregular e um pouco precário feito através de caixas de vidro retilíneas, diminuindo gradualmente como um ziguarate. A extensão em vidro ecoou o "bloco brilhante" que foi uma adição estrutural significativa de Herzog & de Meuron ao edifício de Giles Gilbert Scott durante a renovação original. Para efeitos de comparação, pode-se olhar para a construção da sede, feita por Herzog & de Meuron, para Actelion em Allschwil, Suíça, concluída em 2010. A fábrica emprega gesto formal semelhante - várias formas geométricas, fundidas, formando um todo estrutural - embora mais linear.

Modern[o] como metáfora: O lugar do Tate em um mundo pós-Brexit - Imagem 9 de 13
© Laurian Ghinitoiu

Como observado por Serota, o crescimento da participação do Tate também estimulou uma expansão exponencial da dimensão e do alcance dos trabalhos encontrados nas coleções do museu. Descrevendo a exibição inaugural em ambas Switch House e Boiler House, em entrevista ao The Art Newspaper, Serota declarou: "Há uma incidência muito grande nos mostrando o trabalho de mulheres, uma distribuição geográfica muito mais ampla e muito mais presente. Estas são grandes mudanças em comparação com o Tate Modern de 2000. "Formulado na década de 1990, após a queda do Muro de Berlim em 11/09/89 e antes do 09/11/2001, a abertura do Tate Modern em 2000 lançou-se ao novo milênio com otimismo, inclusão e prosperidade, colorindo uma década que poderemos reconsiderar com carinho.

Tate Após Brexit: Modern[o] como Metáfora

No dia seguinte a votação Brexit, o fotógrafo Wolfgang Tillmans - que foi a primeira pessoa sem nacionalidade britânia a ganhar o Prêmio Turner em 2000 - escreveu a sua própria reação cabisbaixo à nova realidade iniciada com a decisão. Tillmans expressou sua própria defesa para "Remain" através da concepção de uma série de cartazes destinados a promover o raciocínio popular para que a Europa continue a ser unificada.

Modern[o] como metáfora: O lugar do Tate em um mundo pós-Brexit - Imagem 6 de 13
© Laurian Ghinitoiu

Em seu texto, em reação a consciência da votação, Tillmans descreve como a abertura do Tate em 2000 parecia ser a coroação de uma era de abertura que foi cultivada durante os anos 90. E em retrospectiva, é fácil ver os paralelos do novo museu de arte do século XX e XXI, com a intenção de recolher e estabelecer uma narrativa global de arte, enfatizando uma maior aceitação.

Dois anos após a revelação do projeto original, a proposta da caixa de vidro foi abandonada, e em seu lugar, Herzog & de Meuron criaram uma versão da extensão cortando suas extrusões em formato de bloco e estabelecendo uma forma que teve a austeridade do edifício original de Scott. Como observado pelo crítico Oliver Wainwright no The Guardian, "A forma facetada da extensão é um resultado das forças agindo sobre ela em todos os lados, esculpidas por direitos de seus vizinhos à luz e pelas linhas invisíveis de vistas protegidas a cúpula da catedral de St. Paul através do rio ".

Modern[o] como metáfora: O lugar do Tate em um mundo pós-Brexit - Imagem 11 de 13
© Laurian Ghinitoiu

A fachada do prédio também havia mudado do vidro para o tijolo; translucidez arquivada em prol da opacidade. Embora semelhante ao Bankside no uso de tijolos como uma pele sobre uma subestrutura de concreto, a aparência real é claramente distinta. A alvenaria da Switch House é uma estrutura de tijolos de ligação dupla com hastes de aço de forma adequada, em comparação com as"malhas" dos arquitetos - ou, nas palavras de Oliver Wainwright ", pendurado como um tecido ... caído sobre uma gaiola de concreto como um véu de alvenaria."

Modern[o] como metáfora: O lugar do Tate em um mundo pós-Brexit - Imagem 2 de 13
© Laurian Ghinitoiu

Wainwright estende sua analogia medieval para a plena estatura da Switch House, comparando a forma com que "se ergue uma torre de vigia defensiva, para afastar os promotores imobiliários de invadir qualquer outra propriedade sobre a antiga central elétrica Bankside." Considerando a posição de Serota na diversa missão do Tate e a aparência defensiva da extensão, talvez devêssemos ver a construção da Switch House e a mudança enfática do vidro para o tijolo desde uma nova perspectiva?

Museu como Condensador Social

Modern[o] como metáfora: O lugar do Tate em um mundo pós-Brexit - Imagem 10 de 13
© Laurian Ghinitoiu

Considerando-se outros desenvolvimentos no lado sul do Tamisa, Oliver Wainwright escreveu recentemente um editorial para a Harvard Design Magazine, “Fortress London: The New US Embassy and the Rise of Counter-Terror Urbanism, em sua edição atual: Run for Cover! No. 42 S/S 2016. Em seu ensaio, Wainwright utiliza a nova Embaixada dos EUA em Nine Elms, desenhada por Kieran Timberlake, como um ponto de partida para uma discussão sobre o que ele chama de um novo tipo de "urbanismo ansioso."

Modern[o] como metáfora: O lugar do Tate em um mundo pós-Brexit - Imagem 13 de 13
© Laurian Ghinitoiu

O projeto da Embaixada dos EUA é fortemente impulsionado por elementos defensivos disfarçados na sua aparência "transparente" - paredes feitas de vidros muito espessos, a condição térreo elevado, aço e concreto escondidos na paisagem, e entre outros - Kieran Timberlake afirmou que a inspiração do edifício veio de castelos europeus, e, portanto, cria uma estranha simbiose com a nova aparência do Tate. Enquanto as fortificações da vida real protegem a embaixada, na Switch House  a camada protetora de tijolos, janelas tipo fenda e vista no "ninho do corvo" no décimo andar do edifício - é estetizada e ornamental, porém os edifícios parecem compartilhar uma estratégia defensiva para proteger o que acontece dentro. E se as escolhas estruturais de Herzog e de Meuron - embora apenas como fortaleza em um sentido iconográfico - são, de fato, uma metáfora para as defesas necessárias em um museu que promove um espaço des-ocidentalizado, aberto a todas as narrativas artísticas, em um mundo pós-Brexit com o nacionalismo em ascensão?

Modern[o] como metáfora: O lugar do Tate em um mundo pós-Brexit - Imagem 3 de 13
© Laurian Ghinitoiu

Finalizando com uma nota ansiosa em seu ensaio para a Harvard Design Magazine, Oliver Wainwright desencoraja esse "urbanismo fortaleza", que é uma oposição e obstrução à vida cívica, mas felizmente as estratégias do Tate são uma mera cortina de fumaça. A Switch House profere uma imagem de defesa como um contraste para a atmosfera de aceitação que se encontra dentro. Talvez a mudança de Herzog & de Meuron, do vidro para o tijolo, não estava relacionada tanto com a continuidade entre o passado e o futuro de Bankside, mas em vez disso, foi uma decisão presciente para implementar as fortificações arquitetônicas necessárias em um edifício que deve promover um clima de inclusão que está agora em questão?

Modern[o] como metáfora: O lugar do Tate em um mundo pós-Brexit - Imagem 4 de 13
© Laurian Ghinitoiu

Em seu ensaio para o Financial Times, “How Tate Modern transformed the way we see art,” Jackie Wullschlager expressa como ao nos fazer sentir pequenos, o Tate Modern tem consistentemente permitido que seus espectadores vejam para além do indivíduo: "a escala humana [do museu] exerce um tipo particular de domínio: que nos encoraja a se render, ao invés de se envolver com as obras em exposição. Este é especialmente o caso das suas imensas instalações, com exceção do efeito ondulados nas galerias de exposição. Contra-intuitivamente, sentir-se pequeno traz libertação, a emoção de ser arrastado, não necessitando julgar ou até mesmo dar sentido ao museu ou a arte. "

Como Oliver Wainwright observa em sua análise da Switch House os resultados de uma pesquisa com os usuários do Tate Modern descobriu que uma das principais razões para visitar o museu é encontrar outras pessoas - em outras palavras, o museu de arte como condensador social. Com base nisto, Wainwright admira como novo interior do museu é equipado com cantos e nichos que se apresentam como "um paraíso para observar as pessoas." E, como Wullschlager observa no The Financial Times, os museus do século XXI são " lugares de encontro, nexo social, uma ágora contemporânea. "

Modern[o] como metáfora: O lugar do Tate em um mundo pós-Brexit - Imagem 5 de 13
© Laurian Ghinitoiu

A Switch House agora aparece para simbolizar o abismo que foi apresentado entre políticas conservadoras e progressistas. A inclusão do Tate pode ser vivida em seu espaço interior, mas a fachada sugere que a progressividade do mundo da arte é algo cada vez mais raro. Ele levanta a questão, deve a arquitetura enfatizar a defesa destas visões progressivas ou procurar promovê-las para fora de suas paredes?

Sobre este autor
Cita: Gintoff, Vladimir. "Modern[o] como metáfora: O lugar do Tate em um mundo pós-Brexit" [Modern as Metaphor: Where the Tate Stands in a Post-Brexit World] 09 Jul 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790915/modern-as-metaphor-where-the-tate-stands-in-a-post-brexit-world> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.