O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Allies and Morrison propõe alternativa para a polêmica Garden Bridge de Heatherwick

Allies and Morrison propõe alternativa para a polêmica Garden Bridge de Heatherwick

Allies and Morrison propõe alternativa para a polêmica Garden Bridge de Heatherwick
Allies and Morrison propõe alternativa para a polêmica  Garden Bridge de Heatherwick, Cortesia de Allies and Morrison
Cortesia de Allies and Morrison

A Garden Bridge, projeto de Thomas Heatherwick, vem sendo criticada desde quando foi divulgada em 2013, causando ceticismo com relação à honestidade do processo do concurso, sendo até chamada de “nada além de uma praga supérflua”. No mês passado, o novo prefeito de Londres, Sadiq Khan, deu um aval singelo ao projeto, considerando que £37.7 milhões de uma quantia de £60 milhões concedidos pelo governo já haviam sido gastos, cancelar o projeto agora, acabaria custando aos contribuintes mais do que dar continuidade a ele.

O atual impasse inspirou o escritório Allies and Morrison a projetar uma opção alternativa – que pudesse tanto poupar os contribuintes, como criar um novo projeto que se estendesse pelo Tâmisa. Muitas das reclamações em relação ao projeto original foram associadas ao custo de construir uma nova ponte que atenderia necessidades de transporte limitadas; Allies and Morrison eliminaram este problema, simplesmente ao relocar o percurso verde em uma infraestrutura existente, a Blackfriars Bridge.

Cortesia de Allies and Morrison
Cortesia de Allies and Morrison

A histórica Blackfriars Bridge conecta as margens norte e sul do Tâmisa desde 1869. Os arquitetoscriaram um caminho de 14 metros de largura ao lado oeste da atual ponte, espaço suficiente para um jardim peatonal de dimensão similar ao proposto na Garden Bridge.

O percurso ofereceria maravilhosas vistas para a Catedral de St. Paul a leste e para Westminster a oeste. Faixas para automóveis e bicicletas seriam mantidas e melhoradas, preservando o fluxo atual.

Cortesia de Allies and Morrison
Cortesia de Allies and Morrison

No total, o projeto iria oferecerá pouco mais de 12.000 metros quadrados de novas áreas verdes que poderia ser construída com uma fração do orçamento da nova ponte. Diferentemente da proposta original da Garden Bridge, a qual seria fechada até 12 dias ao ano para eventos privados, a Blackfriars Bridge Garden seria pública e acessível a qualquer hora, durante todos os dias do ano e seria perfeitamente integrada à caminhos de circulação já existentes da cidade.

Nas palavras dos arquitetos, "um jardim sobre o Tâmisa é uma visão tentadora, mas é algo que não requere uma ponte completamente nova, poderíamos simplesmente usar algo que já está lá".

Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Allies and Morrison propõe alternativa para a polêmica Garden Bridge de Heatherwick" [Allies and Morrison Propose Alternative to Contested Garden Bridge] 30 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Ferber, Amanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790352/allies-and-morrison-propose-alternative-to-contested-garden-bridge> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.