IAWA convida mulheres latino-americanas a compartilharem seus legados na arquitetura

O Arquivo Internacional de Mulheres na Arquitetura (International Archive of Women in Architecture Center - IAWA), em colaboração com a Iniciativa Latino-Americana da Paisagem, lançou uma chamada internacional para reunir o valioso trabalho das arquitetas pioneiras na arquitetura da paisagem na América Latina. Este chamado tem o objetivo não apenas de conservar o legado arquitetônico em termos de paisagismo, mas também aproveita a oportunidade para convidar mulheres ligadas à arquitetura, urbanismo e outras áreas relacionadas a compartilharem suas histórias. 

Vale mencionar que o IAWA foi fundado há três décadas com o objetivo de fazer conhecer as contribuições ao entorno urbano realizadas por mulheres arquitetas e reunir todas estas experiências em arquivos abertos ao público. Nesta recente iniciativa, o IAWA tem como alvo principal trabalhos de arquitetas latino-americanas realizados antes e durante o século XX que tenham sido pioneiros de algum modo. 

Para ajudar a apresentar uma visão equilibrada da disciplina e fomentar a pesquisa, objetiva-se reunir arquivos inteiros, mostrando a totalidade do trabalho das pioneiras da arquitetura, urbanismo, paisagismo e design. 

O material a ser recebido inclui, além de desenhos e rascunhos, manuscritos originais, livros, catálogos, currículos, material biográfico, ferramentas de desenhos, selos profissionais, diários pessoais, fotografias pessoais e de obras, maquetes, correspondências de trabalho e pessoais e quaisquer outros materiais que possam revelar aspectos importantes da vida e obra destas pioneiras. 

Dentre os exemplos notáveis que compõem a coleção da IAWA estão a primeira mulher graduada nos EUA, a primeira licenciada no Paquistão, a mulher que inventou o bloco cerâmico, a primeira acadêmica, duas das aprendizes de Frank Lloyd Wright, a mulher que fundou sua própria empresa de  revestimentos de pedra no século XVIII em Londres, entre outras.

Saiba mais sobre a chamada do IAWA, aqui.

Sobre este autor
Cita: Cruz, Daniela. "IAWA convida mulheres latino-americanas a compartilharem seus legados na arquitetura" [Se convoca a mujeres latinoamericanas a compartir su legado en arquitectura] 25 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790139/iawa-convida-mulheres-latino-americanas-a-compartilharem-seus-legados-na-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.