O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Norman Foster explica como drones em Ruanda podem abrir caminho para um novo modelo de cidade

Norman Foster explica como drones em Ruanda podem abrir caminho para um novo modelo de cidade

Norman Foster explica como drones em Ruanda podem abrir caminho para um novo modelo de cidade

Em setembro passado, o escritório Foster + Partners divulgou detalhes de seu projeto para o aeroporto de drones em Ruanda, uma iniciativa humanitária que busca alavancar soluções para os problemas de infraestrutura em economias emergentes. Neste vídeo, Foster e outros envolvidos no projeto explicam os processos por trás da realização do aeroporto de drones e de sua participação na Bienal de Veneza deste ano

Norman Foster explica como drones em Ruanda podem abrir caminho para um novo modelo de cidade, via screenshot from video
via screenshot from video

O projeto, cuja construção tem início previsto para este ano, foi inciado por Jonathan Ledgard da Afrotech-Redline, que convidou Foster por sua experiência em projetos de aeroportos. Esta justaposição entre o ambiente low-tech  das economias emergentes e a alta tecnologia dos drones é um dos principais conceitos por trás do projeto. 

Cortesia de Foster + Partners
Cortesia de Foster + Partners

Esta iniciativa é positiva não apenas para o local onde ela será implementada, mas para a técnica em geral, já que os cientistas e pesquisadores têm a oportunidade de explorar novas tecnologias que podem não ter um propósito imediato nos países desenvolvidos. Enquanto na Rússia drones vêm sendo usados para entregar pizza, em Ruanda há espaço e necessidade de sua utilização no sistema de saúde, servindo como unidades médicas e levando medicamentos a áreas afastadas. 

Para a execução do projeto, o escritório prevê um "kit inicial" contendo apenas as fôrmas para a estrutura e o maquinário para a prensagem dos tijolos - a mão de obra e os materiais seriam locais. A maior qualidade do projeto é melhor descrita pelo próprio Norman Foster: trata-se de ajudar as economias emergentes "com o mínimo de produtos importados e o máximo de engajamento com as comunidades locais."

Cortesia de Foster + Partners
Cortesia de Foster + Partners

O projeto do aeroporto de drones não apenas ultrapassa as tecnologias que são comumente consideradas infraestrutura necessária para os países desenvolvidos, mas também prevê um novo tipo de urbanismo - talvez menos dependente de rodovias, automóveis individuais e de suas consequências. Com o sucesso deste projeto ainda a ser verificado, podemos começar a procurar um novo modelo de cidade?

Sobre este autor
Jan Doroteo
Autor
Cita: Doroteo, Jan. "Norman Foster explica como drones em Ruanda podem abrir caminho para um novo modelo de cidade" 21 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789839/norman-foster-explica-como-drones-em-ruanda-podem-abrir-caminho-para-um-novo-modelo-de-cidade> ISSN 0719-8906