O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Sistema modular de muros verdes gera eletricidade a partir de musgos

Sistema modular de muros verdes gera eletricidade a partir de musgos

Sistema modular de muros verdes gera eletricidade a partir de musgos
Sistema modular de muros verdes gera eletricidade a partir de musgos, © Elena Mitrofanova
© Elena Mitrofanova

A estudante do IAAC (Institute for Advanced Architecture of Catalonia), Elena Mitrofanova, em parceria com o bioquímico Paolo Bombelli, criou uma proposta para um sistema de fachada que utiliza o poder gerador de eletricidade natural das plantas. Ele consiste em uma série de "tijolos" modulares ocos de argila que contém musgos. O sistema emprega os recentes avanços científicos no campo biofotovoltaico (BPV) que Mitrofanova explica que "seria mais barato para produzir, auto-reparadora, auto-replicante, biodegradável e muito mais sustentável" que a energia fotovoltaica padrão.

© Elena Mitrofanova © Elena Mitrofanova © Elena Mitrofanova © Elena Mitrofanova + 15

O sistema é capaz de gerar eletricidade graças à um tipo de bactérias simbióticas que vivem com o musgo. Quando o musgo realiza fotossíntese, alguns dos compostos orgânicos que ele produz são liberados através de suas raízes subterrâneas. A bactéria se alimenta desses compostos, dividindo-os em uma série de produtos, dentre os quais são os elétrons livres.

© Elena Mitrofanova
© Elena Mitrofanova

O musgo é plantado em um solo feito de hidrogel e fibras de carbono que atraem os elétrons e atuam como ânodos, aproveitando os elétrons para gerarem eletricidade. O protótipo de Mitrofanova mostrado aqui foi capaz de produzir 3 volts a partir de um conjunto de 16 módulos, que pode não parecer muito, mas com o aumento da eficiência dos aparelhos modernos, o sistema seria suficiente para abastecer a iluminação LED de um edifício.

© Elena Mitrofanova
© Elena Mitrofanova

 Os "tijolos" foram projetados de modo a estimular o crescimento do musgo, incluindo os ocos profundos que o protegem  da luz direta. Os componentes de argila ficam, em sua maioria, sem esmaltar, permitindo que o material possa absorver uma pequena quantidade de água da chuva e, por tanto, mantenha o ar em volta da fachada úmido durante o maior tempo possível. No entanto, a parte inferior interna do tijolo é envidraçada para que este resista à água e evite a deterioração. 

© Elena Mitrofanova
© Elena Mitrofanova

O musgo não é o único tipo de planta que poderia ser utilizado para se obter tal efeito, no entanto, de acordo com Mitrofanova, o musgo foi escolhido graças à sua leveza, alta tolerância à estiagem, pouca manutenção e sua resistência às condições que geralmente são encontradas nas cidades.

© Elena Mitrofanova
© Elena Mitrofanova

Créditos do projeto:

Projetista: Elena Mitrofanova
Desenvolvimento científico: Paolo Bombelli
Assessores: Luis Fraguada, Silvia Brandi, Alexandre Dubor
Colaboração: Ceramica Cumella
Tese aberta Fabricação 2014, IAAC

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Rory Stott
Autor
Cita: Stott, Rory. "Sistema modular de muros verdes gera eletricidade a partir de musgos" [Sistema modular de muros verdes genera electricidad a partir del musgo] 10 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Migliani, Audrey) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788971/sistema-modular-de-muros-verdes-gera-eletricidade-a-partir-do-musgo> ISSN 0719-8906