Em foco: Walter Gropius

© Thomas Lewandovski

"Arquitetos, escultores, pintores, todos devemos retornar ao artesanato, pois não existe "arte por profissão". Não há nenhuma diferença essencial entre artista e artesão, o artista é uma elevação do artesão."

Walter Gropius nasceu no dia 18 de maio de 1883 em Berlim, Alemanha. Estudou arquitetura e se tornou um dos arquitetos mais importantes do movimento moderno na Europa. Foi o fundador da Bauhaus (1919), a escola de arquitetura que mudou por completo a visão da época, além de ter projetado o edifício para a sede da escola em Dessau, em 1925.

Em foco: Walter Gropius - Mais Imagens+ 2

A Bauhaus e o pensamento de Gropius eram norteados pela famosa frase "a forma segue a função", segundo a qual se ensinava aos arquitetos, designers e artistas o ofício como parte importante do processo.

A Bauhaus se tornou popular após uma exposição organizada por Gropius no MoMA, em Nova Iorque. Após seu falecimento em 1969, suas ideias sobre arquitetura e design, enraizados na escola da Bauhaus, se tornaram ideais básicos da arquitetura modernista.

Em menos de 15 anos de funcionamento, a Bauhaus foi fechada pelo partido nazista alemão, em 1934, e seu fundador se exilou nos EUA, onde viveu o restante de sua vida. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Uribe, Begoña. "Em foco: Walter Gropius" 18 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787759/em-foco-walter-gropius> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.