O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Milton Hatoum: Espaço e Literatura

Milton Hatoum: Espaço e Literatura

Milton Hatoum: Espaço e Literatura

Nossos parceiros da Escola da Cidade compartilharam conosco o vídeo da palestra de Milton Hatoum sobre dois de seus romances, Dois Irmãos e Cinzas do Norte, como parte do módulo de estudos sobre Manaus do curso de pós-graduação Geografia, Cidade e Arquitetura.

Milton Hatoum explica como o romance surge no século 18 e sua forte relação com o mundo urbano, mostrando que foi na cidade que o romance nasceu e passou a existir como gênero literário. Para descrever os primeiros romances – ligados à vida urbana – Milton Hatoum lê o romance realista História da Grandeza e da Decadência de César Birotteau, escrito por Balzac, em que os detalhes bem colocados descrevem a posição social, gosto e estética da época. Cerca de 80 anos depois surge o romance modernista. A partir da leitura de Rumo ao Farol, de Virginia Woolf, fica explícita a relação com o tratamento do espaço da cidade e da casa, causando profundas implicações na narrativa – o espaço que antes era uma descrição, é incorporado ao pensamento da personagem.

Milton Hatoum nasceu em Manaus, onde passou a infância e uma parte da juventude. Morou durante a década de 1970 em São Paulo, onde se diplomou em arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, trabalhou como jornalista cultural e foi professor universitário de História da Arquitetura. Em 1980 viajou como bolsista para a Espanha, onde morou em Madri e Barcelona. Depois passou três anos em Paris, onde estudou literatura comparada na Sorbonne (Paris III).  É Autor de quatro romances premiados e sua obra foi traduzida em dez línguas e publicada em catorze países.

Via Escola da Cidade

Cita: Romullo Baratto. "Milton Hatoum: Espaço e Literatura" 16 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787358/milton-hatoum-espaco-e-literatura> ISSN 0719-8906