RAAAF "recupera" o Giardini de Veneza com cobertura têxtil sobre os pavilhões nacionais

Poucas pessoas alguma vez já pararam para pensar como é o Giardini — o parque dos pavilhões nacionais na Bienal de Arte e Arquitetura de Veneza—durante o inverno. Na verdade, em épocas "fora de temporada", os jardins, geralmente, acabam ficando abandonados. RAAAF—um estúdio multidisciplinar de Amsterdam, em parceria com o arquiteto Marcel Moonen—propôs uma série de instalações com o intuito de "reivindicar valor a este espaço público" localizado no coração de uma cidade geralmente muito movimentada.

Condição de Giardini fora de temporada. Imagem © RAAAF

De acordo com os arquitetos, a intenção por detrás das instalações "não é fazer com que o local mais atrativo visualmente, nem atrair um grande número de pessoas. Não se trata de resolver problemas práticos, mas sim de explorar o potencial do que significa o Giardini. O projeto, idealizada pelo Fundo Dinamarquês Mondrian de Artes Visuais e pela Organização Holandesa de Pesquisas Científicas, procura transformar sua atmosfera e recuperar um espaço contemplativo para a cidade. A metamorfose", sugerem, "se reflete em uma forma abstrata da arquitetura e numa extroversão do pavilhão nacional, os quais são definidos por declarações anuais".

Pavilhãp Nórdico. Imagem © RAAAF
Pavilhão Francês. Imagem © RAAAF
Pavilhão Dinamarquês. Imagem © RAAAF
Pavihão Belga. Imagem © RAAAF
Pavilhão Alemão. Imagem © RAAAF

Dentro da frenética cidade de Veneza, Giardini in Silence abraça a transição de um espaço de eventos artísticos e arquitetônicos para um local de ausências. A intervenção cria uma atmosfera contemplativa na escala do Giardini como um todo. En passant, ela oferece uma solução para os problemas práticos, bem como o vandalismo e muitos pavilhões externos no inverno. As superfícies, feitas de tecidos reforçados, refletem o característico clima instável da lagoa no final do outono, inverno e início da primavera.

© RAAAF
Sobre este autor
Cita: Taylor-Foster, James. "RAAAF "recupera" o Giardini de Veneza com cobertura têxtil sobre os pavilhões nacionais" [RAAAF Propose to "Reclaim" Venice's Giardini by Shrouding National Pavilions with Fabric] 25 Mai 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Ferber, Amanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787301/raaaf-propoe-recuperacao-do-giardini-de-veneza-com-cobertura-textil-sobre-os-pavilhoes-nacionais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.