Um projeto de biotecnologia para iluminar ruas e fachadas sem usar eletricidade

A integração de biotecnologia nas cidades é o foco da startup francesa Glowee, que desenvolveu um sistema de iluminação que usa bactérias geneticamente modificadas; O objetivo da empresa é utilizar este método que não consume energia elétrica para iluminar fachadas, monumentos, vitrines e espaços públicos.

A ideia nasceu depois dos fundadores do Glowee assistirem um documentário sobre peixes e animais marinhos que produzem luz própria. Como transferir este sistema da natureza para as cidades? As bactérias, que não são tóxicas, recebem das lulas um gene de luminescência e são cultivadas em uma solução de nutrientes e açúcar para se multiplicarem.

© Glowee

A luz obtida através deste método é mais fria e suave, podendo contribuir para diminuir a "poluição luminosa" das cidades, além da vantagem ecológica de não utilizar energia elétrica, o que ajuda a reduzir as emissões de CO2.

Até o momento, a vida útil do sistema é de apenas três horas, porém, a empresa espera aumentar esse tempo para um mês, o que tornaria a solução adequada para o uso em vitrines até o próximo ano. Para 2018, espera-se que se possa utilizar as luzes em fachadas de edifícios, pontos de ônibus e placas. Os clientes, sejam públicos ou privados, pagarão uma taxa de inscrição para que a iluminação seja renovada cada vez que as bactérias deixem de emitir luz. 

Graças ao projeto, a Glowee ganhou um prêmio do polo francês de biotecnologia Genopole, um dos maiores polos da Europa no setor.

© Glowee
© Glowee

para saber mais sobre a iniciativa, acesse a página oficial da Glowee, sua página no Twitter ou no Facebook.

Sobre este autor
Cita: Amanda Marton. "Um projeto de biotecnologia para iluminar ruas e fachadas sem usar eletricidade" [Un proyecto de biotecnología para iluminar calles y fachadas sin gastar electricidad] 13 Mai 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787096/um-projeto-de-biotecnologia-para-iluminar-ruas-e-fachadas-sem-usar-eletricidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.