O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Álvaro Siza e Souto de Moura inauguram dois novos museus em Santo Tirso

Álvaro Siza e Souto de Moura inauguram dois novos museus em Santo Tirso

Álvaro Siza e Souto de Moura inauguram dois novos museus em Santo Tirso
Álvaro Siza e Souto de Moura inauguram dois novos museus em Santo Tirso, Mosteiro de S. Bento em Santo Tirso, nas proximidades dos dois novos museus de Siza e Souto de Moura. Image © Turismo En Portugal, cia Flickr. CC
Mosteiro de S. Bento em Santo Tirso, nas proximidades dos dois novos museus de Siza e Souto de Moura. Image © Turismo En Portugal, cia Flickr. CC

As obras em curso em dois museus de Santo Tirso, que totalizam um investimento de 4,6 milhões de euros, serão inauguradas no próximo dia 21 de maio. A sede do Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC) foi projetada pelo arquiteto Álvaro Siza e o Museu Municipal Abade Pedrosa é de autoria de Souto de Moura.

"A ideia é que [os museus] potencializem ainda mais Santo Tirso na área cultural e que todas estas iniciativas permitam uma promoção do município e a dinamização econômica nos mais variados níveis, seja empresarial, turístico, simples lazer ou cultural", comentou o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto.

O Museu Municipal Abade Pedrosa abrigará coleções de arqueologia e materiais provenientes de várias estações arqueológicas do concelho de Santo Tirso e da região envolvente, originários de trabalhos de escavação e de achados fortuitos, cujo contexto arqueológico, em alguns casos, se desconhece. Já o MIEC terá 54 obras espalhadas pelas praças e parques locais de Santo Tirso, num total de seis pólos da cidade: parques de Geão, Rabada, Carvalhais, Dona Maria II e praças 25 de Abril e Camilo Castelo Branco.

As obras estão sendo realizadas no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, co-financiado pelo ON.2 — O Novo Norte em 85%, sendo que os restantes 15% são da responsabilidade da câmara de Santo Tirso. Ambos serão ligados por um serviço de atendimento e serão inaugurados no próximo dia 21 pelo primeiro-ministro, António Costa.

"Nos últimos tempos, o Município de Santo Tirso tem sido foco de interesse por parte de estudantes de arquitetura nacionais e internacionais, que não ficam indiferentes às obras de grande valor arquitetônico presentes na cidade", comentou a prefeitura em um comunicado.

 Os museus se localizam no conjunto patrimonial do Mosteiro de S. Bento, classificado como Monumento Nacional.

Via Público.pt

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Álvaro Siza e Souto de Moura inauguram dois novos museus em Santo Tirso" 04 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786745/alvaro-siza-e-souto-de-moura-inauguram-dois-novos-museus-em-santo-tirso> ISSN 0719-8906