7 sítios do patrimônio cultural em modelos 3D, por Sketchfab

Usar a fotogrametria para capturar e modelar edifícios reais é um modo fantástico de compartilhar tesouros culturais com o mundo, e com dispositivos de VR é possível oferecer percursos em sítios tombados localizados a milhares de quilômetros de distância. Mas além disso, capturar um modelo de um edifício é também um ótimo jeito de preservar digitalmente aquela estrutura em determinado momento histórico - esta técnica está sendo usada por Harvard e Oxford para proteger estruturas localizadas em regiões de conflito na Síria e no Iraque.

Neste sentido, nossos parceiros do Sketchfab compilaram uma série de tesouros culturais que foram imortalizados em suas plataformas. Continue lendo para conhecer estes sete modelos e não esqueça de você também pode visualizá-los em realidade virtual com o Google Cardboard.

Teatro Jableh, Síria

Construído na primeira metade do terceiro século d.C, o Teatro Romano de Jableh foi projetado para 7 mil espectadores e foi um marco importante para estabelecer Jableh, na costa da Síria, como uma importante cidade do Império Romano. 

Castel Sant'Angelo, Roma, Itália

O Castel Sant'Angelo em Roma - também conhecido como Mausoléu de Adriano - tam uma história longa e complexa que reflete as mudanças dramáticas que aconteceram na cidade ao longo de dois milênios. Originalmente construído em 139 d.C. para abrigar o corpo do Imperador Adriano e sua família, as tumbas do edifício foram destruídas quando a estrutura foi convertida em uma fortaleza militar em 401 d.C. Atualmente funciona no local um museu.

Qubbat al-Khazna (Domo do Tesouro) na Mesquita de Ummayad, Damasco, Síria

Construído no pátio da Mesquita de Umayyad em Damasco, Síria, em 789 d.C, o Qubbat al-Khazna originalmente guardava os preciosos preciosos artefatos e manuscritos da mesquita. 

Capela Baroncelli na Basílica of Santa Croce, Florença, Itália

A Capela Baroncelli na Basília de Santa Croce em Florença é notável por seus muitos afrescos que retratam histórias bíblicas da Virgem Maria, pintadas entre 1328 e 1338 por Taddeo Gaddi.

Igreja de Gesù, Roma, Itália

Construída no século XVI, a Igreja de Gésu - Chiesa del Santissimo Nome di Gesù all'Argentina - é considerada por muitos especialistas o primeiro exemplo da arquitetura Barroca. Projetada por Giacomo Barozzi da Vignola, a construção foi acompanhada por Giacomo della Porta. 

Catedral de Segovia, Espanha

Construída no século XVI, a Catedral de Segovia é, de algum modo, notável por ser tão nova; naquela época, na maior parte da Europa, o estilo gótico tardio havia se tornado atiquado, no entanto, este edifício é notável por suas abóbadas góticas, que podem ser vistas no modelo a seguir.

Pintura do Hall, Greenwich, Londres

Projetada por Sir Christopher Wren, a pintura no Hall de Greenwich é notável por sua decoração - a cargo do artista James Thornhill. Realizada apenas com tinta a óleo, em vez de afrescos esculpidos, estas pinturas passaram recentemente por um processo de restauro.

Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "7 sítios do patrimônio cultural em modelos 3D, por Sketchfab" [7 Outstanding Examples of Cultural Heritage in 3D Models, As Selected by Sketchfab] 20 Abr 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785723/7-sitios-do-patrimonio-cultural-em-modelos-3d-por-sketchfab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.