3 materiais que podem melhorar o desempenho e a aparência do concreto

Não é segredo que na profissão da arquitetura, uma das maiores fontes de culpa é nossa excessiva confiança no concreto - usado em muitos dos edifícios que criamos. Arquitetos sabem mais que todos das implicações ambientais deste material e ainda assim continuam usando ele a uma taxa alarmante. Mas que alternativas temos para fazer nosso trabalho? Em um artigo escrito para a Forbes, Laurie Winkless discorre sobre três alternativas que têm uma boa chance de mudar o modo como construímos com concreto.

1. Cemfree

Cemfree é uma categoria de materiais que busca oferecer uma alternativa real ao concreto tradicional. Feito com resíduos de fornos de alta temperatura, em vez de cimento, alguns especialistas da indústria preferem ser convencidos da qualidade do Cemfree antes que seu uso seja difundido. Winkless cita uma pessoa que diz que concreto sem cimento é como "cozinhar um bolo sem farinha", mas em seguida esta pessoa afirma que "os testes mostram que este material tem um desempenho tão bom como o concreto tradicional em muitas aplicações."

2. Taktl

A abordagem do Taktl se concentra em torno da ideia de "menos é mais". Embora este concreto de desempenho ultra alto seja ainda concreto, ele produz muito menos CO2 que o concreto tradicional, pois usa menos água e é mais resistente, o que significa que é necessário menos deste material para alcançar a mesma resistência do concreto tradicional.

3. Concreto Bioreceptivo

O concreto bioreceptivo é talvez mais interessante por sua aparência que por suas especificações técnicas, como as emissões de CO2 - no entanto, é importante dizer que para muitos a aparência do concreto é um inconveniente muito grande (enquanto que para outros é o aspecto mais interessante). Desenvolvido pela Dra. Sandra Manso-Blanco, este sistema ainda requer um núcleo estrutural de concreto, porém, sobre este há uma série de camadas que propiciam o crescimento de musgos e líquen, tornando cada superfície uma tapeçaria única e viva.

Saiba mais sobre estes três materiais na página da Forbes.

Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "3 materiais que podem melhorar o desempenho e a aparência do concreto" [3 Materials With the Potential to Improve Traditional Concrete] 02 Abr 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784601/3-materiais-que-podem-melhorar-o-concreto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.