10 Intervenções em edifícios históricos

Muitas vezes o conceito de patrimônio é associado a algo que teve valor no passado e que merece ser conservado. No caso de uma obra de arquitetura, queríamos que alguns edifícios que conta nossa história se mantivessem intocados no tempo, sem considerar, em ocasiões, o uso e significado real do edifício nos nossos tempos. Nos fazemos a pergunta: segue tendo valor um edifício se seu uso está obsoleto?

Apesar da fascinação que temos por ruínas, em algumas ocasiões a conversão ou reabilitação podem ser a melhor alternativa - e seguramente a mais contemporânea - à conservação. Através delas é possível inovar em materiais, que podem agregar ainda mais valor ao passado da obra arquitetônica. Como também, converter espaços que inicialmente foram pensados para abrigar determinadas funções e que hoje admitem novos usos de acordo com a atualidade.

Conservar um edifício sem atualizar ou repensar suas funções pode o levar ao desgaste, o congelando no tempo e impedindo sua adaptação às próprias mudanças da sociedade. Qual é a sua opinião sobre o assunto?

Vasculhamos nosso arquivo e selecionamos algumas intervenções em edifícios históricos para ilustrar o tema. Veja todas, a seguir.

Reforma de um antigo Bunker / B-ILD

Kraanspoor / OTH Architecten

Cortesia de OTH Architecten

Espaço de Arte Contemporânea no antigo Convento da Madre de Dios / sol89

Fernando Alda

Reconversão de um Palheiro em Cortegaça / João Mendes Ribeiro

Escola Profissionalizante de Culinária em Antigo Abatedouro / Sol89

Fernando Alda

Centro Cívico Cultural de Palencia / EXIT Architects

Centro Interpretativo da Paisagem da Vinha / SAMI-arquitectos

Fazenda Bacoc / Reyes Ríos + Larraín Arquitectos

Intervenção na 'Plaza de la Pescadería', Sevilha / Mariñas Arquitectos Asociados

Reabilitação do matadouro real do Século XVI de Porcuna / Pablo Manuel Millán Millán

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Uribe, Begoña. "10 Intervenções em edifícios históricos" 16 Mar 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783942/archivo-intervenciones-en-el-patrimonio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.