Reforma de um antigo Bunker / B-ILD

Reforma de um antigo Bunker / B-ILD - Imagem 2 de 22Reforma de um antigo Bunker / B-ILD - Imagem 3 de 22Reforma de um antigo Bunker / B-ILD - Imagem 4 de 22Reforma de um antigo Bunker / B-ILD - Imagem 5 de 22Reforma de um antigo Bunker / B-ILD - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: B-ILD
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  11
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tim Van de Velde
Reforma de um antigo Bunker / B-ILD - Imagem 17 de 22
© Tim Van de Velde

Descrição enviada pela equipe de projeto. BUNKER

O projeto era parte de uma campanha publicitária para o escritório Famous: Um bunker dilapidado foi transformado numa casa contemporânea para passar férias, permitindo que duas famílias utilizassem este espaço como um refúgio temporário. Devido ao sucesso da reforma, foi decidido manter o bunker permanentemente aberto para hospedagem. O bunker semi-enterrado está em Fort Vuren, na Holanda em um entorno onde predomina o verde; o terreno era parte da Nieuwe Hollandse Waterlinie. O edifício era protegido e tinha que receber intervenção com o devido respeito. A Comissão Holandesa dos Monumentos apadrinhou e apoiou o projeto.

Reforma de um antigo Bunker / B-ILD - Imagem 13 de 22
© Tim Van de Velde

CABANA

A conversão de um bunker abandonado com uma metragem bastante restrita clama por uma abordagem original. Uma vez que a superfície utilizável no ambiente principal mede 3 por 3 m com uma altura de apenas 1,8 m, apenas o essencial para umas férias em família poderia ser acrescentado. Com inspiração na 'Le Cabanon’ de Le Corbusier, o mobiliário flexível executado em madeira foi projetado para maximizar o potencial dos espaços internos.

Reforma de um antigo Bunker / B-ILD - Imagem 20 de 22
Planta Baixa

O ambiente principal funciona como uma sala de estar assim como um quarto. Nenhuma marcenaria é padrão - tudo é feito sob medida permitindo-nos otimizar o uso do espaço. Todo mobiliário pode ser recolhido ou dobrado ou deslocado ou adaptado. Portanto, todos os objetos possuem função dupla. Bancos são utilizados como mesinha de cabeceira, mesa de café ou um degrau. Para contrastar com o caráter mais duro e monolítico, nós decidimos trabalhar com materiais como compensado de madeira meranti. Reentrâncias no concreto foram utilizadas em seu potencial pleno para acomodar os espaços de armazenamento da cozinha.

Reforma de um antigo Bunker / B-ILD - Imagem 12 de 22
© Tim Van de Velde

DECK

A metragem limitada do bunker foi estendida com um deck externo. Este ambiente pode acomodar atividades variadas como churrascos, extensão de uma sala de estar, banhos de sol e ainda como espaço de armazenamento. O perímetro do deck é uma cópia exata da circunferência externa do bunker, evidenciando quanta área é perdida com a espessura das paredes de concreto. Do deck, é possível presenciar uma vista panorâmica do entorno. O contraste destas duas áreas se reforçam mutuamente. A plataforma é feita de pranchas de madeira, que são idênticas em forma e tamanho àquelas utilizadas para fazer as fôrmas utilizadas originalmente na construção das paredes de concreto. Esses veios da madeira das formas ainda podem ser avistadas nas paredes do bunker.

Reforma de um antigo Bunker / B-ILD - Imagem 18 de 22
© Tim Van de Velde

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:4214 Vuren, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Reforma de um antigo Bunker / B-ILD" [War Bunker Refurbishment / B-ILD] 04 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758828/reforma-de-um-antigo-bunker-b-ild> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.