O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Restauração da Torre Medieval de Cádiz: Atentado ou preservação do patrimônio?

Restauração da Torre Medieval de Cádiz: Atentado ou preservação do patrimônio?

Restauração da Torre Medieval de Cádiz: Atentado ou preservação do patrimônio?
Restauração da Torre Medieval de Cádiz: Atentado ou preservação do patrimônio?, Antes e depois. Imagem via Leandro Cabello | Carquero Arquitectura
Antes e depois. Imagem via Leandro Cabello | Carquero Arquitectura

Em 2011, após o colapso parcial da Torre Medieval do Castelo de Matrera em Villamartin, Cádiz (datado do século IX dC), decidiu-se finalizar a restauração do projeto, com o objetivo de controlar o risco de colapso total e evitar assim, a destruição dos poucos itens que ainda restavam.

O desafio da execução do projeto de restauração ficou à cargo do arquiteto espanhol Carlos Quevedo Rojas, cujo projeto foi aprovado pela Junta da Andaluzia em conformidade com a Lei Andaluz de Patrimônio Histórico, que proíbe tentativas de reconstrução mimética e que exige o uso de materiais que se diferenciem dos materiais originais da obra.

Segundo o arquiteto: "Esta intervenção pretende atingir três objetivos básicos:  consolidar estruturalmente os elementos emergentes em risco; diferenciar a intervenção adicionada ao item original (evitando as reconstruções miméticas que são proibidas por Lei) e recuperar o volume, textura e tonalidade que tinha a torre originalmente. Sendo, portanto, uma realidade aparentemente antagônica, a essência do projeto não se destina a ser, portanto, uma imagem do futuro, mas sim um reflexo de seu próprio passado, de sua própria origem ".

A controversa restauração não só gerou uma ampla discussão internacional sobre a restauração do patrimônio, mas será levada para a Comissão da Cultura do Parlamento de Andaluzia pelo grupo Izquierda Unida, para ver se este era o resultado esperado pelo Ministério da Cultura. Por outro lado, o edifício que antigamente recebia visitas esporádicas hoje tornou-se a nova atração turística da região.

Por que essa restauração tem causado tanta controvérsia? É realmente um "atentado patrimonial", como chamaram os meios de comunicação? Você acha que poderia ter sido feito de melhor maneira?

O que você acha? Veja os comentários nas redes sociais, e deixe a sua opinião no final do post.

Cortesia de Carquero Arquitectura
Cortesia de Carquero Arquitectura
Cortesia de Carquero Arquitectura
Cortesia de Carquero Arquitectura
Cortesia de Carquero Arquitectura
Cortesia de Carquero Arquitectura
Cortesia de Carquero Arquitectura
Cortesia de Carquero Arquitectura
Cortesia de Carquero Arquitectura
Cortesia de Carquero Arquitectura
Implantação
Implantação
Fachada Oeste
Fachada Oeste
Fachada Sul
Fachada Sul
Corte Construtivo
Corte Construtivo

(Atualização) À princípio o artigo  se mencionava que a restauração utilizava uma técnica baseada na anastilose. Segundo o autor, em Matrera foram reutilizadas pedras (calcárias)  existentes para a construção dos contrafortes e volumes de consolidação, mas não foi re-definida cada pedra no seu lugar original, então não é exatamente um anastilose.

Sobre este autor
José Tomás Franco
Autor
Cita: Franco, José Tomás. "Restauração da Torre Medieval de Cádiz: Atentado ou preservação do patrimônio?" [Restauración de Torre Medieval en Cádiz: ¿Atentado Patrimonial o Diseño Válido?] 15 Mar 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783837/restauracao-da-torre-medieval-de-cadiz-atentado-patrimonial-ou-projeto-valido> ISSN 0719-8906
Ler comentários

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.