O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Em foco: Luis Barragán

Em foco: Luis Barragán

Em foco: Luis Barragán
Fuente de los Amantes. Image © Flickr de Esparta
Fuente de los Amantes. Image © Flickr de Esparta

"A arte de ver. É essencial para um arquiteto saber ver: digo, ver de modo que a visão não seja subjugada pela análise racional." - Luis Barragán

Um dos maiores arquitetos mexicanos, Luis Ramiro Barragán Morfín (9 de março de 1902 - 22 de novembro de 1988) revolucionou a arquitetura moderna em seu país com o uso de cores vibrantes oriundas da arquitetura vernacular mexicana. Entre seus mais importantes projetos estão a Casa Barragán, a Capela das Capuchinas, as Torres de Satélite, "Los Clubes" e a Casa Gilardi.

Barragán nasceu em Guadalajara e se formou em engenharia civil e arquitetura. Dois anos depois, em 1925, iniciou sua jornada de dois anos na Europa, onde ficou impressionado com a beleza dos jardins das cidades que visitou, com a forte influência da cultura Mediterrâneo e Muçulmana e, sobretudo, com a Exposição Internacional de Artes Industriais e Decorativas Modernas. Foi nesta viagem que teve início seu interesse pelo paisagismo.

Cortesia de Mi Moleskine Arquitectónico
Cortesia de Mi Moleskine Arquitectónico

"Parece importante para mim que o espaço não seja agressivo. Sempre usei formas baixas e trabalhei permanentemente com ângulos retos. Sempre em meu trabalho, tive em mente os planos horizontal e vertical e os ângulos de interseção. Isto explica o frequente uso do cubo em minha arquitetura."

via WikiArquitectura
via WikiArquitectura

Seus jardins apresentam os elementos essenciais que marcam sua obra: paredes sólidas e ortogonais e pátios abertos ao céu. Com uma carreira que conta com mais de 30 obras construídas, sua combinação de cores vibrantes e jardins serenos lhe rende o Prêmio Pritzker em 1980, o Prêmio Jalisco em 1985 e, um ano antes de falecer, o Prêmio Nacional de Arquitetura do México.

© Flickr de LrBln
© Flickr de LrBln

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Begoña Uribe
Autor
Cita: Uribe, Begoña. "Em foco: Luis Barragán" 09 Mar 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783505/em-foco-luis-barragan> ISSN 0719-8906