O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Papel quadriculado: a origem de Super Mario Bros

Papel quadriculado: a origem de Super Mario Bros

Papel quadriculado: a origem de Super Mario Bros
Papel quadriculado: a origem de Super Mario Bros, via Nintendo [Youtube]
via Nintendo [Youtube]

Até o o momento, já foram criadas mais de 6 milhões de fases para o jogo Super Mario Maker, onde os usuários podem criar seus próprios ambientes e nível de dificuldade de jogo com todas as ferramentas disponíveis no universo criativo do Mario. O encanador que já divertiu milhões de pessoas com suas aventuras completou 30 anos em setembro do ano passado; data que marca o lançamento do primeiro Super Mario Bros.

Há alguns meses, marcando a estreia de Super Mario Maker na última E3, Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka, criadores do Super Mario Bros, explicaram como desenharam em 1985 as fases do clássico jogo da Nintendo: com folhas de papel quadriculado.

Sim, com folhas quadriculadas e papel manteiga os artistas japoneses desenharam com detalhes cada cenário, editando a posição dos inimigos, as armadilhas e também a imagem do início do jogo.

via Nintendo [Youtube] via Nintendo [Youtube] via Nintendo [Youtube] via Nintendo [Youtube] + 11

"Na nossa época, tínhamos que criar tudo à mão", explica Miyamoto no vídeo exibido pela Nintendo na última E3. "Para criar as fases tivemos que desenhá-las uma a uma nessas folhas de papel quadriculado. Então passamos nossos desenhos aos programadores, que os codificavam" para criar as construções.

via Nintendo [Youtube]
via Nintendo [Youtube]

"Na maioria das vezes começava desenhando uma fase que queria jogar", comenta Miyamoto sobre a dificuldade do jogo, "que frequentemente equivale à primeira fase do segundo mundo (2-1) ou à segunda fase do segundo mundo (2-2). Quando estava terminada, tentávamos torná-la um pouco mais fácil, assim, adiantamos a primeira fase do primeiro mundo (1-1)".

via Nintendo [Youtube]
via Nintendo [Youtube]

Esta capacidade de desenvolver detalhadamente cada fase do jogo com papel e lápis é o que permitiu o êxito de Super Mario, como explica Miyamoto em uma entrevista à NPR: "as ações no videogame são similares aos seres humanos de todas as partes. Todo mundo tem medo de cair de uma grande altura. Se há um buraco, ele deve ser cruzado. Todo mundo tentará correr para saltar por cima deste buraco. Estas coisas são genuinamente humanas, são experiências compartilhadas por todos."

Via Youtube, NPR e TIME.

via Nintendo [Youtube]
via Nintendo [Youtube]
via Nintendo [Youtube]
via Nintendo [Youtube]
via Nintendo [Youtube]
via Nintendo [Youtube]
via Nintendo [Youtube]
via Nintendo [Youtube]
via Nintendo [Youtube]
via Nintendo [Youtube]

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Nicolás Valencia
Autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Papel quadriculado: a origem de Super Mario Bros" [En estas hojas de papel cuadriculado se diseñó Super Mario Bros] 23 Fev 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782588/papel-quadriculado-a-origem-de-super-mario-bros> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.