O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Parque Cidade Jardim e a favela Panorama: uma metáfora da São Paulo moderna

Parque Cidade Jardim e a favela Panorama: uma metáfora da São Paulo moderna

Parque Cidade Jardim e a favela Panorama: uma metáfora da São Paulo moderna
Parque Cidade Jardim e a favela Panorama: uma metáfora da São Paulo moderna, Favela Panorama com o Parque Cidade Jardim ao fundo. Image © Tuca Vieira. Via El País
Favela Panorama com o Parque Cidade Jardim ao fundo. Image © Tuca Vieira. Via El País

São Paulo, assim como a maior parte das grandes cidades brasileiras e de boa parte do mundo em desenvolvimento, apresenta algumas fraturas sócio-espaciais difíceis de ignorar. Não são raras as situações em que, numa caminhada de poucas dezenas de metros, mudamos dramaticamente de contexto, como que da água para o vinho ou do céu ao inferno. Essa ruptura é explorada no artigo "A favela do Parque Cidade Jardim: uma metáfora da São Paulo moderna", escrito por André de Oliverira e publicado em janeiro do jornal El País, onde o autor narra uma espécie de "movimento migratório" diário dos funcionários do Parque Cidade Jardim - um dos complexos mais elitistas e herméticos da cidade - em seu horário de almoço, que vão encontrar na favela Panorama um lugar para comer por um preço que caiba no vale-refeição.

"Composto por um shopping, onde relógios ao preço de 200 mil reais são artigos triviais nas vitrines; por nove torres residências, com apartamentos que variam entre 235 e 1885 m²; e, por fim, como quase tudo ali é batizado em inglês, pelo Corporate Center, com três towers comerciais", o Parque Cidade Jardim, localizado às margens do Rio Pinheiros, sintetiza alguns dos maiores problemas urbanos das cidades brasileiras e, como aponta Maria de Lourdes Zuquim, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, "a presença de algo assim destrói os tecidos urbano e social da cidade." Não é difícil perceber isso quando se caminha por lá; na realidade, o que se percebe é a dificuldade de identificar a própria cidade. 

Assista no vídeo acima ao teaser do documentário "O Castelo", de Alexandre Wahrhaftig, Guilherme Giufrida, Helena Ungaretti e Miguel Antunes, que narra um dia no complexo Cidade Jardim. O documentário pode ser assistido no dia 3/3, em São Paulo, durante a Mostra Curtas Premiados do Itaú Cultural.

Leia a matéria completa aqui.

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Parque Cidade Jardim e a favela Panorama: uma metáfora da São Paulo moderna" 18 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782268/a-favela-do-parque-cidade-jardim-uma-metafora-da-sao-paulo-moderna> ISSN 0719-8906