Projeto do Mês: Casa IV

Projeto do Mês

A partir de 2016, a equipe de projetos do ArchDaily - os editores responsáveis pela seleção dos projetos publicados no site - selecionará um projeto excepcional a cada mês. Esperamos que isso seja um norte em nosso processo de seleção, permitindo-nos destacar obras que nos motiva e inspira. Serão projetos que demonstram uma relação excelente com seu contexto, ou edifícios cujos materiais enfatizam o poder da arquitetura, esses "Projetos do Mês" devem ser vistos não apenas como valiosas referências arquitetônicas, mas também como fontes de inspiração e conhecimento.

Casa IV / MESURA

Nós selecionamos o projeto residencial executado pelo MESURA, em Alicante, como "Projeto do Mês" de janeiro. Esta é uma reforma que busca estender uma casa implantada no meio do terreno, que anteriormente tinha pouca consideração por elementos contextuais como o clima, orientação solar, topografia, vegetação ou elementos visuais.

O novo anexo é uma resposta excepcional para as condições bioclimáticas da região, úmida e quente, e atinge seu objetivo em criar um espaço intermediário que liga a paisagem árida com a casa original. A extensão cria uma transição de tons e volumes a partir do exterior para o interior, separando os espaços compartilhados dos íntimos.

O uso de concreto em jogo com tijolos versáteis demonstra as capacidades expressivas dos materiais ao máximo e, como resultado, a materialidade do projeto se torna um de seus principais pontos fortes. O sistema estrutural de "parede e abóbada", em que o teto de concreto aparece como um elemento pesado aparentemente enquanto flutua acima do solo, cria o espaço de transição desejado, a intersecção entre interior e exterior.

© Pedro Pegenaute
© Pedro Pegenaute

Também merece destaque o material gráfico de alta qualidade produzido pelo MESURA, desde croquis iniciais até os detalhes finais de construção. Sua apresentação reflete o processo criativo e construtivo do trabalho com simplicidade e intenção, passando a mensagem correta sem pretensões.

"Casa IV" é, portanto, um grande exemplo de como uma circulação abobadada é uma resposta apropriada na geração de um espaço intermediário, adequado para o clima e com uma estrutura que é 100% compatível com a construção pré-existente.

Veja o post completo da Casa IV do MESURA, aqui:

Casa IV / MESURA

Sobre este autor
Cita: AAA. "Projeto do Mês: Casa IV" 15 Fev 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782130/projeto-do-mes-janeiro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.