Porto Maravilha pelas lentes de Pedro Mauger

Porto Maravilha pelas lentes de Pedro Mauger

O fotógrafo Pedro Mauger compartilhou conosco uma série de fotografias sobre o controverso projeto urbano Porto Maravilha, no Rio de Janeiro. Seus registros mostram um olhar para aquilo que não se vê com frequência: o processo de construção, o esforço dos operários, os detalhes por concluir, a inerente destruição que precede a construção.

As fotografias fazem parte do projeto #outrascidades, que tem como objetivo trazer à tona a discussão do olhar a partir das cidades e seus habitantes.

© Pedro Mauger© Pedro Mauger© Pedro Mauger© Pedro Mauger+ 20

Sobre o projeto:

As cidades são organismos multicelulares, formados por veias, vias, veículos, edifícios, espaços e, sobretudo, indivíduos de carne e osso. Eles só existem através de nosso olhar, que não se resume apenas em enxergar com os olhos, mas também sentir e vivenciar toda a gama de experiências sinestésicas que este organismo tem a oferecer. Uma vez que cada indivíduo possui um olhar particular, uma cidade pode ser tanto uma como centenas de milhares. Ao mesmo tempo, diferentes cidades podem se parecer uma única, conforme o indivíduo em trânsito carrega sua historia e seu olhar particulares.

© Pedro Mauger© Pedro Mauger© Pedro Mauger© Pedro Mauger+ 20

O projeto #outrascidades vem à tona explorando essa condição de pluralidade das cidades, trazendo, através da fotografia, a discussão das relações entre corpo e cidade, geometria e espaço, deslocamento e vivência. Cada olhar fotográfico vê uma cidade diferente e narra uma história particular cotidiana de outras cidades.

© Pedro Mauger
© Pedro Mauger

Leandro Moraes, fotógrafo paulistano, encontra na cidade e seus indivíduos o roteiro cotidiano para sua narrativa. É na busca pelos espaços e relações ali contidas que ele mostra como São Paulo pode ser tantas em uma só.

© Pedro Mauger
© Pedro Mauger

Pedro Mauger, arquiteto residente no Rio de Janeiro, lança seu olhar paulista sobre a cidade e encontra recortes e geometrias de concreto, presentes no seu cotidiano de obras do Porto Maravilha, um outro Rio de Janeiro que escapa do clichê de belas praias e paisagens.

As fotografias de Mauger são tema de uma exposição que acontece entre os dias 18 de fevereiro e 15 de abril na galeria do Estudo Belas Artes (Rua Major Avila 430, Tijuca, Rio de Janeiro). Para mais informações sobre a mostra, clique aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Porto Maravilha pelas lentes de Pedro Mauger" 10 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781824/porto-maravilha-pelas-lentes-de-pedro-mauger> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.