O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Porto Maravilha pelas lentes de Pedro Mauger

Porto Maravilha pelas lentes de Pedro Mauger

Porto Maravilha pelas lentes de Pedro Mauger
Porto Maravilha pelas lentes de Pedro Mauger, © Pedro Mauger
© Pedro Mauger

O fotógrafo Pedro Mauger compartilhou conosco uma série de fotografias  sobre o controverso projeto urbano Porto Maravilha, no Rio de Janeiro. Seus registros mostram um olhar para aquilo que não se vê com frequência: o processo de construção, o esforço dos operários, os detalhes por concluir, a inerente destruição que precede a construção. 

As fotografias fazem parte do projeto #outrascidades, que tem como objetivo trazer à tona a discussão do olhar a partir das cidades e seus habitantes.

© Pedro Mauger © Pedro Mauger © Pedro Mauger © Pedro Mauger + 20

Sobre o projeto:

As cidades são organismos multicelulares, formados por veias, vias, veículos, edifícios, espaços e, sobretudo, indivíduos de carne e osso. Eles só existem através de nosso olhar, que não se resume apenas em enxergar com os olhos, mas também sentir e vivenciar toda a gama de experiências sinestésicas que este organismo tem a oferecer. Uma vez que cada indivíduo possui um olhar particular, uma cidade pode ser tanto uma como centenas de milhares. Ao mesmo tempo, diferentes cidades podem se parecer uma única, conforme o indivíduo em trânsito carrega sua historia e seu olhar particulares.

© Pedro Mauger © Pedro Mauger © Pedro Mauger © Pedro Mauger + 20

O projeto #outrascidades vem à tona explorando essa condição de pluralidade das cidades, trazendo, através da fotografia, a discussão das relações entre corpo e cidade, geometria e espaço, deslocamento e vivência. Cada olhar fotográfico vê uma cidade diferente e narra uma história particular cotidiana de outras cidades.

© Pedro Mauger
© Pedro Mauger

Leandro Moraes, fotógrafo paulistano, encontra na cidade e seus indivíduos o roteiro cotidiano para sua narrativa. É na busca pelos espaços  e relações ali contidas que ele mostra como São Paulo pode ser tantas em uma só.

© Pedro Mauger
© Pedro Mauger

Pedro Mauger, arquiteto residente no Rio de Janeiro, lança seu olhar paulista sobre a cidade e encontra recortes e geometrias de concreto, presentes no seu cotidiano de obras do Porto Maravilha, um outro Rio de Janeiro que escapa do clichê de belas praias e paisagens.

As fotografias de Mauger são tema de uma exposição que acontece entre os dias 18 de fevereiro e 15 de abril na galeria do Estudo Belas Artes (Rua Major Avila 430, Tijuca, Rio de Janeiro). Para mais informações sobre a mostra, clique aqui

Cita: Romullo Baratto. "Porto Maravilha pelas lentes de Pedro Mauger" 10 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781824/porto-maravilha-pelas-lentes-de-pedro-mauger> ISSN 0719-8906