O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Tarifa zero no transporte público já é realidade em 12 cidades brasileiras

Tarifa zero no transporte público já é realidade em 12 cidades brasileiras

Tarifa zero no transporte público já é realidade em 12 cidades brasileiras
Tarifa zero no transporte público já é realidade em 12 cidades brasileiras, Maricá-RJ, primeira cidade brasileira a implementar transporte público gratuito.. Image via glbimg
Maricá-RJ, primeira cidade brasileira a implementar transporte público gratuito.. Image via glbimg

Nas primeiras semanas de 2016, algumas cidades brasileiras foram palco de protestos contra o aumento das tarifas de ônibus trens e metrô, e em defesa do transporte público gratuito. Em São Paulo as manifestações organizadas pelo Movimento Passe Livre em janeiro foram marcadas por intensa repressão policial.

Em meio aos protestos, a pergunta que fica é se realmente é possível uma cidade oferecer transporte de graça para toda a população ou trata-se de uma utopia, afinal o dinheiro tem que sair de algum lugar para manter a estrutura e os serviços.

Em todo o mundo, são 86 cidades, em 24 países, que não cobram tarifa para que a população acesse o transporte público. No Brasil, 12 cidades também já adotam o modelo. Maricá, no litoral do Rio é uma delas. Desde dezembro de 2013 os habitantes podem andar de ônibus gratuitamente na rede municipal.

Maricá-RJ, primeira cidade brasileira a implementar transporte público gratuito.. Image via Cartacampinas
Maricá-RJ, primeira cidade brasileira a implementar transporte público gratuito.. Image via Cartacampinas

Outra cidade que também caminha no mesmo sentido é Agudos, no interior de São Paulo. Os 40 mil habitantes, desde 2003, não pagam tarifa para acessar o transporte coletivo. Os ônibus são operados pela prefeitura e os motoristas são funcionários concursados.

Para que o transporte coletivo pudesse ser gratuito, cada uma das cidades recorreu a uma solução diferente, aponta o coordenador da Rede Nossa São Paulo e do projeto Cidades Sustentáveis, Oded Grajew. O mais comum e viável, segundo ele, é elevar o imposto territorial que atinja as pessoas de maior renda. "Outras cidades cobram uma taxa de todos os habitantes. Nos EUA, por exemplo, é por volta de 5 dólares por ano para cada habitante", comenta Grajew. "É uma decisão política que envolve uma decisão econômica, sobre o que vai se priorizar no orçamento e de onde que se vai buscar recursos para viabilizar o serviço para a população."

Gratuidade em São Paulo

Na capital paulista, 2,2 milhões de pessoas, dentre aposentados, pessoas com mais de 60 anos, deficientes, estudantes de baixa renda e trabalhadores desempregados já contam com a isenção da tarifa – juntos, eles representam 22% dos passageiros. O coordenador da Rede Nossa São Paulo afirma que os primeiros passos a serem dados é tratar o tema com transparência e discutir alternativas com a sociedade.

Sobre os impactos de uma eventual tarifa zero na cidade, Oded Grajew afirma que vão muito além da simples isenção da tarifa. "Melhora a qualidade de vida. As pessoas podem ter acesso à cultura, ao lazer, porque podem se deslocar. Melhora a saúde da população, porque há menos poluição causada pelo transporte individual."

Ele cita ainda que as cidades que acabaram com a cobrança de tarifa conseguem atrair empresas, que se livram assim de arcar com os custos do vale-transporte, e lembra que, por tudo isso, a questão dos transportes é também uma questão de direitos.

Lista de cidades brasileiras que contam com transporte público gratuito:

  • Maricá-RJ
  • Silva Jardim-RJ
  • Porto Real-RJ
  • Agudos-SP
  • Paulínia-SP
  • Potirendaba-SP
  • Anicuns-GO
  • Eusébio-CE
  • Pitanga-PR
  • Ivaiporã-PR
  • Muzambinho-MG
  • Monte Carmelo-MG

Matéria originalmente publicada em janeiros de 2016 na página Rede Brasil Atual e escrita pela redação do jornal. Título original: "Tarifa zero é realidade em 12 cidades brasileiras".

Cita: Romullo Baratto. "Tarifa zero no transporte público já é realidade em 12 cidades brasileiras" 02 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781430/tarifa-zero-no-transporte-publico-ja-e-realidade-em-12-cidades-brasileiras> ISSN 0719-8906