O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Artistas sírios constroem réplicas dos monumentos destruídos pela guerra em seu país

Artistas sírios constroem réplicas dos monumentos destruídos pela guerra em seu país

Artistas sírios constroem réplicas dos monumentos destruídos pela guerra em seu país
Artistas sírios constroem réplicas dos monumentos destruídos pela guerra em seu país, Mahmoud Hariri construíndo um modelo de Palmyra com argila e espetos de kebab. Cortesia de UNHCR Tracks
Mahmoud Hariri construíndo um modelo de Palmyra com argila e espetos de kebab. Cortesia de UNHCR Tracks

Ao longo dos quatro anos de guerra na Síria, muitos dos antigos monumentos e artefatos do país foram demolidos pelo ISIS e pelas bombas sírias lançadas sobre militantes islâmicos. Em agosto, o Estado Islâmico destruiu Palmyra, uma antiga colônia romana de mais de dois mil anos. 

Neste contexto, um grupo de artistas sírios refugiados na Jordânia, com o apoio das Nações Unidas, tem se dedicado a salvar algumas memórias dos artefatos destruídos em seu país. Desde novembro de 2014, estes artistas vêm construindo modelos em miniatura da arquitetura antiga da Síria para um projeto conhecido como "Syria History and Civilization". 

Modelo de Norias de Hama. Cortesia de UNHCR Tracks
Modelo de Norias de Hama. Cortesia de UNHCR Tracks

"Os artefatos que foram destruídos são uma perda para todo o mundo, não apenas para a Síria", comentou o coordenador do projeto, Ahmad al-Hariri, ao Buzzfeed News. "O objetivo é preservar nosso patrimônio e provar nossa identidade, e a mensagem mais importante é acabar com a guerra," Ele diz que o projeto é importante porque algumas crianças refugiadas nunca sequer chegaram a ver sua terra natal. Os monumentos podem levar de 15 dias a três meses para serem concluídos, dependendo dos recursos disponíveis no momento.

Réplica da ponte suspensa Deir ez-Zor. Cortesia de UNHCR Tracks
Réplica da ponte suspensa Deir ez-Zor. Cortesia de UNHCR Tracks

Ismail Hariri,um artista refugiado, disse que o projeto o ajudou a redescobrir sua paixão pela arte, segundo o UNHCR. Hariri era um designer de interiores antes de ser relocado para o Campo Za'atari em 2013 com sua esposa e sete filhos. Seu projeto favorito é um modelo do Portal de Nabatean  que esculpiu a partir da rocha original do monumento.

Réplica da estátua de  Ayyubid Sultan Saladin. Cortesia de UNHCR Tracks
Réplica da estátua de Ayyubid Sultan Saladin. Cortesia de UNHCR Tracks

Os projetos foram realizados com uma ampla variedade de materiais, incluindo pedra local, poliestireno, madeira descartada, rochas vulcânicas e mesmo espetos de kebab. Até o momento, os artistas construíram modelos da ponte suspensa de Deir ez-Zor que transpassa o rio Eufrates, da Mesquita de Umayyad em Damasco,  do Portal de Nabatean, do arco de Bosra e uma estátua do militar e líder político Ayyubid Sultan Saladin, entre outros monumentos

Via UNHCR e Buzzfeed News

Cita: Overstreet, Kaley. "Artistas sírios constroem réplicas dos monumentos destruídos pela guerra em seu país" [Syrian Artists Build Replicas of Country’s Destroyed Monuments] 04 Fev 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781367/artistas-sirios-constroem-replicas-dos-monumentos-destruidos-pela-guerra-em-seu-pais> ISSN 0719-8906