O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Estudantes da Bartlett desenvolvem novo método de impressão 3D com concreto

Estudantes da Bartlett desenvolvem novo método de impressão 3D com concreto

Estudantes da Bartlett desenvolvem novo método de impressão 3D com concreto
Estudantes da Bartlett desenvolvem novo método de impressão 3D com concreto, Mesa impressa em concreto. Imagem © Amalgamma
Mesa impressa em concreto. Imagem © Amalgamma

Quatro estudantes de mestrado da Bartlett School of Architecture - Francesca Camilleri, Nadia Doukhi, Alvaro Lopez Rodriguez e Roman Strukov - desenvolveram um novo método de impressão 3D de estruturas autoportantes de concreto em grande escala. Com seu projeto Fossilised, a equipe, conhecida como Amalgamma, combinou dois métodos existentes de impressão 3D - impressão por extrusão e impressão com pó - para criar uma forma de extrusão portante que permite estruturas de concreto "mais volumétricas". 

"O método de extrusão portante apresentou a oportunidade de projetar formas que são mais variadas e volumétricas, em oposição às formas tão verticais alcançadas até o momento", comentou a equipe.

Mesa impressa em concreto. Imagem © Amalgamma
Mesa impressa em concreto. Imagem © Amalgamma

"O processo envolve a extrusão de concreto já misturado através de um braço robótico programado para seguir um caminho linear de fabricação", explicou Amalgamma. "O concreto é bombeado para o robô e depositado por uma cabeça motorizada capaz de imprimir a uma resolução de um centímetro."

"Para melhorar os resultados, um aglutinante foi incorporado no processo de extrusão para reforçar certas partes do apoio granular e produzir uma peça de densidade variável."

Protótipo de coluna. Imagem © Amalgamma
Protótipo de coluna. Imagem © Amalgamma

"Fossilized  busca desafiar as técnicas de fabricação em concreto atuais ao questionar a natureza da peça fabricada", descreveu Amalgamma em seu portfólio

© Amalgamma
© Amalgamma

Trabalhando sob a orientação de tutores - Manuel Jimenez Garcia, Gilles Retsin, Vicente Soler - os estudantes pretendem agora incorporar outros materiais no processo.

H/T Dezeen

Sobre este autor
Karissa Rosenfield
Autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Estudantes da Bartlett desenvolvem novo método de impressão 3D com concreto" [Bartlett Students Develop New Method for 3D Printing Concrete] 28 Jan 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781010/estudantes-da-bartlett-desenvolvem-novo-metodo-de-impressao-3d-com-concreto> ISSN 0719-8906