ARTE | TERRITÓRIO: Ocupação do centro de São Paulo por artistas é retratada em documentário

No mês de comemoração dos 462 anos da cidade de São Paulo, a página redbull.com.br/sp462anos lança o documentário ARTE | TERRITÓRIO. Com 12 minutos de duração, o vídeo retrata como a região central da capital paulista é (e sempre foi) ocupada por artistas visuais e espaços culturais.

Os artistas Felipe Morozini (que vive num prédio no Minhocão), Luciano CortaRuas (Estúdio Lâmina), as diretoras artísticas Maria Montero (Phosphorus e Galeria Sé)  e Fernanda Brenner (Pivô) e o curador Fernando Velázquez (Red Bull Station) falam sobre os desafios e inspirações de trabalhar nesta região. 

Além deles, participam o arquiteto e crítico de arte Guilherme Wisnik e a arquiteta e urbanista Paula Santoro. Além de traçar um panorama da arte contemporânea, o filme remonta a história da capital paulista como berço do modernismo no Brasil.

No dia 25 de janeiro, dia do aniversário da capital, a página lança ainda a série Música Imigrante, com três episódios nos quais apresentra seis músicos estrangeiros que se conhecem para criar uma música para a cidade. 

Saiba mais sobre os locais apresentados em ARTE | TERRITÓRIO 

Estúdio Lâmina
Estúdio criativo, casa-galeria, coletivo e residência artística independente localizada no coraçào da cidade.
Av. São João, 108, Centro
www.facebook.com/estudio.lamina

Pivô
Associação cultural sem fins lucrativos fundada em 2012 e destinada à realização de atividades de experimentação artística que propõem questionamentos críticos no campo da arte, arquitetura, urbanismo e outras manifestações contemporâneas.
Av. Ipiranga, 200, bloco A, Loja 54, República
www.pivo.org.br

Phosphorus
Espaço independente de arte experimental, com foco em residência artística e crítica dos processos. Localizado na primeira rua de São Paulo, ao lado do Pateo do Colégio, o Marco Zero da cidade.
R. Roberto Simonsen, 108, Sé
www.phosphorus.art.br

Red Bull Station
Espaço cultural e criativo que tem entrada gratuita e conta com programas permanentes de residências e ocupações, uma cafeteria, terraço e um estúdio de música.
Pça. da Bandeira, 137, Centro
www.redbullstation.com.br

Tag Gallery
Espaço dedicado ao desenvolvimento da arte urbana em São Paulo e sua conexão com artistas de todo o mundo.
R. Líbero Badaró, 336, 3º andar, Centro
http://taggallery.com.br/

 ARTE | TERRITÓRIO

  • Sinopse: Documentário sobre artistas e espaços culturais que escolheram o centro da cidade de São Paulo para se situar, vivendo ou trabalhando. Os entrevistados abordam o viés histórico da região, os desafios e as vantagens de atuar nesta parte da capital paulista.
  • Com Felipe Morozini, Maria Montero, Guilherme Wisnik e Paula Santoro
  • Ano: 2015 | Duração: 12 minutos
  • Direção: Hugo Haddad
  • Produção: Red Bull Media House
  • Idioma: Português

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "ARTE | TERRITÓRIO: Ocupação do centro de São Paulo por artistas é retratada em documentário" 21 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780767/arte-territ-rio-ocupacao-do-centro-de-sao-paulo-por-artistas-e-retratada-em-documentario> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.