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OMA propõe renovação da antiga loja KaDeWe em Berlim

OMA propõe renovação da antiga loja KaDeWe em Berlim
OMA propõe renovação da antiga loja KaDeWe em Berlim, Cortesia de OMA
Cortesia de OMA

O escritório OMA foi selecionado para renovar a Kaufhaus des Westens (KaDeWe), uma histórica loja de departamentos em Berlim que ainda é a maior da Europa. Sua dimensão "a torna semelhante a uma cidade: uma rede tridimensional de percursos, praças, zonas, atividades e perspectivas se desdobram ao longo de sua enorme extensão e oferecem oportunidades para encontros comerciais, sociais e culturais", destacou o OMA.

Para abordar toda esta dimensão, o projeto divide a loja de departamentos em quatro quadrantes, rompendo "o volume original em componentes menores, acessíveis e facilmente transitáveis". Cada quadrante é voltado para um público diferentes e atua como uma loja de departamentos independentes. Saiba mais sobre a proposta do OMA a seguir.

Cortesia de OMA Cortesia de OMA Cortesia de OMA Cortesia de OMA + 16

Cortesia de OMA
Cortesia de OMA

Dos arquitetos: A Kaufhaus des Westens (KaDeWe) pertence a uma consolidada tradição de antigas lojas de departamento na Europa, como as  Galleries Lafayette em Paris, a Selfridges em Londres ou a Rinascente em Milão. Historicamente, lojas de departamento foram um dos pilares do comércio moderno, agindo como incubadoras para mercadorias sofisticadas, trocas sociais e novos serviços.

Cortesia de OMA
Cortesia de OMA

Desde sua inauguração em 1907, KaDeWe sempre foi uma vitrine de produtos selecionados, estabelecendo novos padrões de serviço aos consumidores. Sua dimensão a torna semelhante a uma cidade: uma rede tridimensional de percursos, praças, zonas, atividades e perspectivas se desdobram ao longo de sua enorme extensão e oferecem oportunidades para encontros comerciais, sociais e culturais

Cortesia de OMA
Cortesia de OMA

As mudanças que aconteceram no final do século XX, aceleradas pela economia global e revolução digital, fizeram da atual organização da KaDeWe um modelo obsoleto.

Nossa proposta para a transformação da KaDeWe é tática.

Em vez de tratar o edifício existente como uma massa singular, o projeto busca dividi-lo em quatro quadrantes, cada qual com diferentes qualidades arquitetônicas e comerciais, atendendo a um público diferentes: clássico, experimental, jovem, genérico etc.; quatro lojas de departamento sob o mesmo teto. 

Cortesia de OMA
Cortesia de OMA

Cada quadrante conta com um acesso diferente e é organizado em torno de seu núcleo vazio, que age como átrio central e espaço de distribuição vertical. Em nove pavimentos do edifício este vazio se transforma em tamanho e extensão, evitando qualquer repetição e tornando cada pavimento único. 

Uma sistema organizacional cruzado reforça a presença dos quadrantes em cada pavimento comercial, regulando o uso dos espaços, o sistema de circulação geral, a transição entre um quadrante e outro, a relação entre marcas e espaços etc. 

Cortesia de OMA
Cortesia de OMA

A cobertura abobadada existente é substituída por uma nova arquitetura - um volume compacto de vidro que se expande organicamente a partir da silhueta do edifício. A configuração particular da nova cobertura cria um pátio aberto entre o acréscimo arquitetônico e o resto do edifício.

Cita: Watkins, Katie. "OMA propõe renovação da antiga loja KaDeWe em Berlim" [OMA to Renovate Berlin’s Historic KaDeWe Department Store] 20 Jan 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780625/oma-e-selecionado-para-renovar-a-antiga-loja-kadewe-em-berlim> ISSN 0719-8906