O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Northwestern University desenvolve concreto para construir em Marte

Northwestern University desenvolve concreto para construir em Marte

Northwestern University desenvolve concreto para construir em Marte
Northwestern University desenvolve concreto para construir em Marte, Casa impressa com gelo de Clouds AO e SEArch. Seria o concreto marciano uma opção mais simples?. Imagem © Clouds AO and SEArch
Casa impressa com gelo de Clouds AO e SEArch. Seria o concreto marciano uma opção mais simples?. Imagem © Clouds AO and SEArch

"Tudo o que precisamos agora é uma nova geração de arquitetos marcianos para projetar edifícios feitos de concreto marciano que serão estruturas adequadas para humanos viverem e trabalharem", conclui o MIT Technology Review sobre um novo tipo de concreto pensado para ser usado em Marte

Desenvolvido por cientistas liderados por Lin Wan da Northwestern University, este "concreto marciano" é apenas um dos muitos desenvolvimentos científicos que serão necessários para realizar o objetivo de levar humanos - e eventualmente colonizar - o planeta vermelho. 

Considerando que quando finalmente colonizarmos Marte a água será um dos nossos recursos mais preciosos e escassos, a equipe da Northwestern University buscou uma alternativa para a tradicional mistura de cimento usada para fazer concreto. Eles se detiveram em uma tecnologia que está em desenvolvimento desde os anos 1970: concreto à base de enxofre.

Concreto à base de enxofre antes e depois de testes de resistência.Imagem extraída do artigo  "A Novel Material for In Situ Construction on Mars."
Concreto à base de enxofre antes e depois de testes de resistência.Imagem extraída do artigo "A Novel Material for In Situ Construction on Mars."

O material é feito ao aquecer o enxofre até cerca de 240 °C, misturá-lo com um agregado e, então, deixá-lo resfriar - todavia, este processo se mostrou problemático na terra, já que o enxofre acaba retraindo ao resfriar, criando cavidades e tensões internas que enfraquecem o material. Lin Wan e sua equipe, no entanto, descobriram que com um agregado que emula o solo de Marte é possível produzir um concreto duas vezes e meia mais resistente que o mínimo exigido pelas normas construtivas na terra. 

Eles também descobriram que a mistura, composta por 50% de solo marciano com um agregado de dimensão máxima de 1 milímetro, resistiria à atmosfera menos densa de Marte. 

Imagem microscópica do material comparada a uma amostra de concreto comum. Imagem extraída do artigo "A Novel Material for In Situ Construction on Mars."
Imagem microscópica do material comparada a uma amostra de concreto comum. Imagem extraída do artigo "A Novel Material for In Situ Construction on Mars."

Além disso, reaquecer o enxofre à temperatura  de 240°C faria com que ele derretesse, o que significa que o concreto é completamente reciclável.

Em outubro passado a NASA premiou com US$25 mil Cloud AO e SEArch, vencedores do concurso Mars Habitat. Ninguém imaginava que eles seriam os primeiros de uma onda de equipes investigando práticas em Marte, grupos que estão sendo equipados com as ferramentas para realizar uma boa arquitetura em um planeta distante. 

Via MIT Technology Review

Cita: Rory Stott. "Northwestern University desenvolve concreto para construir em Marte" [Will This Be the Concrete Used to Build on Mars?] 15 Jan 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780279/seria-este-o-concreto-usado-para-construir-em-marte> ISSN 0719-8906