O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Robô construtor assenta tijolos três vezes mais rápido que uma pessoa

Robô construtor assenta tijolos três vezes mais rápido que uma pessoa

Robô construtor assenta tijolos três vezes mais rápido que uma pessoa

Um novo operário da construção civil tem oferecido ajuda de alta eficiência aos canteiros de obras, assentando tijolos quase três vezes mais rapidamente que uma pessoa. SAM (sigla para Semi-Automated Mason) é um bobô especializado em assentar blocos que assume esta tarefa repetitiva e a realiza com muita eficiência, aponta o MIT Technology Review. Enquanto SAM se ocupa ajuntando os tijolos, passando a argamassa e assentando os blocos, seu operador humano assume outras funções no canteiro, assentando os blocos das esquinas e melhorando a qualidade estética da alvenaria.

Apesar de seu trabalho consistir em tarefas repetitivas, SAM pode se adaptar às condições do canteiro, sabendo, inclusive, diferenciar entre os desenhos técnicos e as condições reais da obra.  Ele também é capaz de realizar pequenos detalhes, como inscrever um logo a partir de uma imagem e acrescentar texturas à superfície de uma parede ao deslocar os blocos em poucos centímetros. 

"Na construção, seu projeto dirá que uma janela se localiza a exatos 9 metros do canto do edifício, e, na realidade, quando você chega ao edifício, nada está onde deveria estar", comentou Scott Peters, cofundador da companhia que projetou o SAM - Construction Robotics - em uma entrevista ao MIT Technology Review.

Um operário humano pode consegue assentar de 300 a 500 tijolos por dia, SAM consegue entre 800 e 1200. No entanto, Peter diz que o objetivo de SAM é melhorar a eficiência geral da obra, não substituir as pessoas - sempre haverá funções que um robô não pode fazer.

Saiba mais sobre o SAM, aqui.

Via TechnologyReview.

Sobre este autor
Eric Oh
Autor
Cita: Oh, Eric. "Robô construtor assenta tijolos três vezes mais rápido que uma pessoa" [New Construction Robot Lays Bricks 3 Times as Fast as Human Workers] 12 Jan 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780070/robo-construtor-assenta-tijolos-tres-vezes-mais-rapido-que-uma-pessoa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.