Em foco: Rino Levi

Em foco: Rino Levi - Mais Imagens+ 9

Rino Levi teve sua carreira interrompida prematuramente em 1965, aos 63 anos de idade. Porém deixou um vasto conjunto de obras construídas, principalmente no estado de São Paulo, como a sede da FIESP e o Banco Sul-Americano, em plena Avenida Paulista, ou Residência Olivo Gomes, em São José dos Campos, e notáveis propostas não executadas, como o projeto para o concurso do plano piloto de Brasília. Hoje, último dia do ano de 2015, seria seu 114° aniversário.

Rino Levi nasceu em São Paulo, capital, no dia 31 de dezembro de 1901. Muda-se para a Itália em 1919, onde se forma arquiteto pela Escola Superior de Arquitetura de Roma, em 1925, e no ano seguinte retorna ao Brasil. Ele foi responsável por várias das primeiras obras de arquitetura moderna na cidade de São Paulo, e por consequência no Brasil, como o Edifício Columbus, projetado em 1928 e concluído em 1932, o Edifício Guarany e o Edifício Sarty.

Edifício Columbus. Image © Eduardo Kneese de Mello. Via Arquigrafia (CC BY-NC-ND)

Hoje, algumas de suas obras são tombadas pelo Condephaat: o Instituto Sedes Sapientiae (1940-1942), o edifício do Hotel Excelsior e Cine Ipiranga (1941), a Residência Olivo Gomes (1949-1951), Edifício Garagem América (1952-1958), a Residência Castor Delgado Perez (1958-1959), o Banco Sul-Americano (1961-1963), e o Centro Cívico e Paço Municipal de Santo André (1965). Este ano, a sede do IAB-SP, projeto de um grupo de importantes arquitetos, entre eles Rino Levi, foi tombada em nível nacional pelo IPHAN.

Instituto Sedes Sapientiae. Image © Eduardo Kneese de Mello. Via Arquigrafia (CC BY-NC-ND)
Hotel Excelsior e Cine Ipiranga. Image via Hagop Garagem
Hotel Excelsior e Cine Ipiranga. Image via Ningun Lugar
Edifício Garagem América. Image via Tumblr Rino Levi
Centro Cívico e Paço Municipal de Santo André. Image © Anderson Pedro/PSA. Via metodista.br

Reveja os Clássicos da Arquitetura já publicados de Rino Levi.

Clássicos da Arquitetura: Residência Olivo Gomes / Rino Levi

Brasília, por Rino Levi / Célia Castro Gonsales

Clássicos da Arquitetura: Residência Castor Delgado Perez / Rino Levi

Clássicos da Arquitetura: Banco Sul-Americano / Rino Levi

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Igor Fracalossi. "Em foco: Rino Levi" 31 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779671/em-foco-rino-levi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.