O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. CAU promoverá campanha para o restauro do Museu da Língua Portuguesa

CAU promoverá campanha para o restauro do Museu da Língua Portuguesa

CAU promoverá campanha para o restauro do Museu da Língua Portuguesa
CAU promoverá campanha para o restauro do Museu da Língua Portuguesa, Estação da Luz que abriga o Museu da Língua Portuguesa. Image © Rodrigo Soldon, via Flickr. CC
Estação da Luz que abriga o Museu da Língua Portuguesa. Image © Rodrigo Soldon, via Flickr. CC

O triste incêndio que ocorreu semana passada na cidade de São Paulo nos remete à reflexão do importante papel de nosso Patrimônio Histórico. A edificação onde se situava o Museu da Língua Portuguesa fazia parte do conjunto da Estação da Luz, uma das mais importantes construções históricas do Estado de São Paulo.

Inaugurada no início do século passado, originária de um projeto inglês e tendo todos os seus materiais importados da Inglaterra, a Estação foi construída para o transporte do café, em plena ascensão no Estado paulista. A belíssima Estação já havia sofrido um outro grande incêndio, em 1946, o que lhe acrescentou na época um novo andar. Com o fim do período do café, a região foi se degradando e a Estação sofreu consequências, tornando-se abandonada, mesmo mantendo ainda seu transporte ferroviário.

Mais recentemente, com a necessidade de ampliação do sistema de transporte na cidade de São Paulo, foi integrada ao sistema metroviário, tendo um novo papel no contexto da cidade. A busca por uma nova qualificação na área central e as características culturais da região fizeram com que parte da Estação da Luz assumisse um novo papel, agora cultural, explorando a riqueza arquitetônica da construção, através de um museu, o Museu da Língua Portuguesa.

O projeto de restauro e reforma do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, aliado a seu filho Pedro Mendes da Rocha, deu uma nova identidade à construção, valorizando seu papel, com características modernas e intervenções contemporâneas, o que levaram a antiga construção a ser um dos pontos mais visitados do país, assumindo um importantíssimo papel cultural dentro do patrimônio histórico do Brasil.

Por essa e outras razões, o CAU/SP contribuirá para iniciar uma campanha pela recuperação do Museu da Língua Portuguesa na Estação da Luz, mantendo seu importante papel dentro da cultura paulista e brasileira e de nosso Patrimônio Histórico Arquitetônico.

Via CAU/SP

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "CAU promoverá campanha para o restauro do Museu da Língua Portuguesa" 31 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779588/cau-promovera-campanha-para-o-restauro-do-museu-da-lingua-portuguesa> ISSN 0719-8906