Arte e Arquitetura: "TREEPLETS" por Impromptu Projects

Macau Architecture Promenade (MAP) é um pavilhão que resultou de um convite aberto em todo o mundo para os artistas, lançado pela BABEL organização cultural. De mais de 50 propostas de todo o mundo, BABEL selecionou TREEPLETS, projetado por do Impromptu Projects (João Ó e Rita Machado).

Arte e Arquitetura: TREEPLETS por Impromptu Projects - Mais Imagens+ 11

Saiba mais sobre o projeto, a seguir.

Conceito

Esta estrutura de bambu temporária tenta abordar a promulgação entre cidadãos e paisagem urbana. É nossa convicção, a densidade urbana não significa viver em um ambiente concreto e difícil. Precisamos educar, sensibilizar e cultivar outras formas de ativar o reino da urbanidade, como uma maneira de sugerir possíveis papéis dentro da natureza do espaço público.

Conceito

Objetivos

Esta estrutura de bambu temporária, intitulada "Treeplets", tenta imitar o esplendor e a raridade de trigêmeos idênticos na forma de três árvores aleatórias, daí o jogo de palavras do título. As árvores são unidas através das suas copas, permitindo a criação de arcos naturais e fornecendo a solidez estrutural de toda a instalação. Dada a sua dimensão, é uma intervenção espaço público que visa ativar as atividades ao ar livre da comunidade local em vários níveis. 

© © Zizu / Impromptu Projects

Locus

Inicialmente, a instalação da estrutura estava prevista para um ambiente urbano, transmitindo a necessidade de abordar questões prementes que envolvem a natureza do espaço público dentro do reino da alta densidade da paisagem urbana. Apesar destas intenções fortes, surgiu um novo local, o novo campus da Universidade de Macau na ilha de Hengqin, uma zona recentemente recuperada cobrindo uma área de aproximadamente 109 hectares (1.09km2).

© © Chan Hin Io / Impromptu Projects

O campus é desenhado de modo que os blocos de construção - a maioria de cinco pavimentos - são generosamente espalhados por toda a ilha e no meio há uma vasta área verde entrelaçada com um lago contínuo, dando a agradável sensação de habitação sem restrições.

© © Zizu / Impromptu Projects

Após examinar as várias localizações possíveis, decidimos colocar a estrutura no meio de gramado espaçoso e vazio cercado por árvores de médio porte para atuar como uma comparação física e real para as recém-instaladas e artificiais, na esperança de atrair a atenção do alunos e professores que tiveram que atravessar o jardim em seus afazeres diários e talvez aproveitar esta oportunidade para desfrutar da sombra oferecida pela copa. A proximidade com o lago também trouxe uma nova relação com o ambiente ao ar livre.

© © Chan Hin Io / Impromptu Projects

A área total ocupada pela intervenção é de cerca de 200m2 com uma altura de 5,40 metros. No entanto, a presença dos troncos (colunas) apresentada como uma figura em forma de cruz ocupa apenas 1,40m2.

Implantação

 Montagem

Treeplets foi construída em dez dias e desmontada em dois. O número de trabalhadores especializadas em bambu contratados variaram entre três e sete.

A quantidade de andaimes de bambu usado para erguer a copa da estrutura final foi de cerca de metade. Para a construção, os trabalhadores qualificados construíram um andaime, mais precisamente, uma grelha espacial a partir do nível do solo. Durante o processo de montagem, o vazio que agora vemos como os arcos e as coberturas exteriores foi densamente ocupada com andaimes de bambu, tornando indistintos a estrutura final de seu andaime.

Na verdade, o momento mágico da montagem aconteceu quando o andaime foi retirado e a forma final revelou-se, como se as nuvens dessem lugar à luz do sol e tudo ficou claro e iluminado.

Corte

 Andaime de bambu

O andaime de bambu é uma técnica antiga introduzida na indústria da construção de Macau e Hong Kong logo após o período de colonização. Hoje em dia, ainda é amplamente utilizado para contornar os lados dos arranha-céus. A maioria das varas de bambu usadas na construção de andaimes pertencem à espécie Bambusa tuldoides Munro, nativo da província de Guangdong, no sul da China. Os andaimes são formados por uma ou duas grelhas de varas de bambu, em que os polos horizontais e verticais são apoiados por outras diagonais entrecruzadas. Tiras finas de nylon de plástico são usados ​​para ligar os polos.

Treeplets utiliza a técnica tradicional de andaimes de bambu verbatim., formada por uma grelha espacial de 60x60cm com bambus variando de 1 a 6 metros de comprimento e com diâmetros compreendidos entre 5 e 7 centímetros. As colunas são apoiadas por polos diagonais entrecruzados que se estendem aos limites exteriores do dossel, com diâmetros de 8 a 10 centímetros. Estas diagonais também são aplicadas no último piso de cada árvore. As articulações são amarradas com tiras de nylon branco para melhorar a qualidade escultural da estrutura.

Elemento chinês

Apesar do efeito pixelização rígida, racional e moderna da grade espacial, a extensão da cobertura se inspira a construção tradicional telhado chinês. Como exemplo, na construção de templos e palácios antigos, esqueletos de madeira são a principal estrutura de suporte do telhado em cerâmica, cujo peso é então transferido para a coluna. Além disso, na parte superior da coluna localiza-se a técnica de carpintaria engenhosa que consiste num conjunto de suporte, que permite um beiral amplo, em que a rigidez é conseguida através de elementos de bloqueio e transversais sem a necessidade de pregos e hastes de metal.

© © Zizu / Impromptu Projects

Estratégias Sustentáveis

A maioria dos materiais utilizados na construção desta estrutura temporária foram intencionalmente escolhidos pelas suas qualidades de reciclagem: por um lado, canas de bambu foram tomadas a partir dos andaimes da indústria da construção e devolvidos para a sua função original quando a estrutura foi desmontada; Por outro lado, o tecido em forma de triângulo, que serviu como folha decorativa sobre o dossel foram, de fato, a partir de tecido de PVC reciclado.

© © Zizu / Impromptu Projects

FICHA TÉCNICA

Arquitetos: IMPROMPTU PROJECTS
Localização: Campus da Universidade de Macau, Ilha Hengqin, China
Autores: João Ó, Rita Machado
Construção: Fabricado de Seng Kei, Confeccao Tabuletas Chong Sin
Organizadores: BABEL
Curadoria: Margarida Saraiva, José Drummond
Área: 200 m²
Ano: 2015

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Arte e Arquitetura: "TREEPLETS" por Impromptu Projects" 13 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778728/arte-e-arquitetura-treeplets-por-impromptu-projects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.