Lisboa romana é revelada em documentário de Raul Losada

A descoberta de um ancoradouro romano no subsolo de Lisboa, feita pelos arqueólogos durante a construção de um parque de estacionamento na Praça D. Luís I, deu origem a um documentário. Com esta obra, que inclui uma recriação em três dimensões de Olisipo, Raul Losada, realizador do filme, quer dar a conhecer a cidade com cerca de dois milênios que se esconde debaixo dos pés dos lisboetas.

O documentário Fundeadouro Romano em Olisipo, apresentado como “um projeto de divulgação do patrimônio arqueológico”, foi exibido pela primeira vez em outubro, no Museu Nacional de Arqueologia (MNA). Depois disso, o filme, com 55 minutos de duração, foi também projetado na Ordem dos Arquitectos e no Museu Marítimo de Ílhavo.

 A expectativa do autor do documentário é que ele venha a ser exibido por um canal de televisão português, mas enquanto isso não acontece sabe-se já que a recriação arqueológica virtual de Olisipo que foi produzida para o filme e um excerto do mesmo estarão patentes na exposição Lusitânia Romana - Origem de dois povos, que será inaugurada em dezembro no MNA. 

Segundo Raul Losada, para o início de 2016 está também prevista a projeção do documentário no Cinema São Jorge, em Lisboa, através de uma parceria com a empresa municipal EGEAC e com o Centro de Arqueologia de Lisboa. A expectativa do diretor é que ele seja também exibido, nos próximos dois anos, em vários festivais de arqueologia fora de Portugal.

A história deste documentário começa, como conta Raul Losada, com uma notícia do Público de fevereiro de 2013. Nela, dava-se conta de que na Praça D. Luís I tinha sido descoberto, pelos arqueólogos da empresa ERA - Arqueologia, um ancoradouro romano, durante a construção de um parque de estacionamento subterrâneo da empresa Empark.

 Nesse local de ancoragem de embarcações, que terá sido usado pelo menos entre os séculos I a.C. e V d.C., foram também encontradas meia centena de ânforas e algumas peças de cerâmica. Entre os achados feitos nessa altura estava ainda uma madeira, com cerca de 8,5 metros de comprimento, que mais tarde se concluiu ser parte de uma embarcação romana que teria navegado no Atlântico.

Raul Losada, que trabalha como operador de imagem, leu a notícia e dirigiu-se às escavações com a intenção de obter autorização para fazer o seu registo. “Inicialmente a ideia era fazer um pequeno vídeo para publicar no Portugal Romano”, explica, acrescentando que o projeto foi crescendo até se perceber que havia “potencial” para um documentário.

Seguiu-se uma mal sucedida tentativa, junto de várias entidades, para obter apoios para a sua concretização. Apesar de eles não terem chegado, Raul Losada não desistiu: dedicou os seus “tempo livre, folgas e férias” a este projeto, em redor do qual conseguiu criar “muitas parcerias”. Uma delas com a Ordem da Cavalaria do Sagrado Portugal, que assegurou os momentos de reconstituição histórica que integram o documentário.

Também envolvido no projeto foi César Figueiredo, um mestre em ilustração que nos últimos anos tem trabalhado na área da arqueologia e do patrimônio. A posposta inicial era que desenhasse um navio romano, mas o trabalho de “ilustração e arqueologia virtual em três dimensões” realizado para o documentário acabou por incluir uma reconstituição da cidade romana de Olisipo.

“Todos os dias se estão a descobrir coisas em Lisboa", comenta Figueiredo. Essa ideia é também sublinhada no documentário, no qual se diz que “aos poucos a Lisboa romana vai sendo revelada, muitas vezes por mero acaso”. “Debaixo da cidade esconde-se uma outra Lisboa, praticamente desconhecida”, acrescenta-se no filme.

Em uma exibição do documentário na Ordem dos Arquitectos, o administrador da ERA - Arqueologia considerou que este é “um documento paradigmático do que devia ser feito na arqueologia portuguesa”, e que é “comunicar de forma alargada”. Para ele, o documentário Fundeadouro Romano em Olisipo “é um trabalho excepcional”, que “seguramente vai ter um impacto muito grande” em Lisboa e no mundo.

Via Público

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Lisboa romana é revelada em documentário de Raul Losada" 08 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778400/lisboa-romana-e-revelada-em-documentario-de-raul-losada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.