Conheça as vantagens e as formas de aplicação dos pisos em madeira maciça

Pisos em madeira maciça proporcionam conforto térmico aos ambientes internos. Outra importante vantagem é a durabilidade. Conheça melhor alguns tipos de pisos em madeira maciça e suas vantagens.

© Via Indusparquet

Os pisos em madeira maciça são mais indicados para serem aplicados nos ambientes sociais (como salas de estar e jantar) e na parte íntima da casa, como nos dormitórios. Antes de realizar a sua escolha, é preciso considerar alguns aspectos:

Instalação

Antes de dar início ao trabalho de instalação é preciso garantir que o contrapiso esteja impermeabilizado, plano e bem curado. Na Linha Tradicional, a madeira deve receber um acabamento protetivo à base de solvente ou de água, com efeito fosco ou brilhante. Já na Linha Pisos Prontos os produtos já saem da fábrica com até nove camadas de verniz com óxido de alumínio.

Cuidados especiais

- Nunca utilize produtos químicos para limpeza, como: alvejante, detergente, lustra-móveis e álcool;    
- Nunca use ceras líquidas ou pastosas. A superfície envernizada do piso não absorve a cera e o acúmulo destes produtos promove a formação de um filme gorduroso, resultando na perda do brilho, na retenção e aderência da sujeira;          
- Evite deixar vasos de plantas em contato direto com o piso, pois podem causar manchas;        
- Proteja os pés dos móveis com feltros; 
- Não arraste móveis pesados e evite cadeiras giratórias;       
- Não é aconselhável o uso de tapetes impermeáveis, pois eles impedem a respiração do piso de madeira;            
- Evite que a umidade de banheiros e cozinha chegue até o piso;
- Em dias de chuva, fique atento às portas e janelas abertas por onde a água possa entrar.

© Via Indusparquet

Procedência
Um dos pontos mais importantes ao definir o tipo de madeira que será especificada é o de verificar sua procedência: um processo de secagem equivocado pode danificar todo o lote do produto. Uma dica é sempre pedir informações sobre a secagem da madeira em estufa para evitar a compra de material verde e verificar se a há o selo FSC®, o Forest Stewardship Council.

Tipos
Assoalho
Quando instalado corretamente, a vida útil do piso pode chegar a 30 anos ou até mais do que isso. Uma opção interessante é o assoalho de cumaru, porque além do cumaru também ser uma matéria-prima renovável e resistente, possui uma aparência estética diferenciada. O revestimento é composto de três lâminas maciças, prensadas.

Taco
São peças produzidas em madeira maciça, que possibilitam a formação de desenhos gráficos na sua instalação. Podem ser colocados sobre outros pisos. Fabricados pela Indusparquet®, na Linha Tradicional e na linha Piso Pronto.

© Via Indusparquet

Vantagens
A madeira é um produto de origem natural e renovável, quando comparado aos outros produtos industrializados, seu processo produtivo carece de baixo consumo energético.  Como a madeira de uso corrente não é tóxica, não liberta odores ou vapores de origem química, seu manejo é seguro e não prejudica a saúde da mão de obra. Mais algumas vantagens da madeira natural:

- É um material renovável, enquanto as árvores forem plantadas e, enquanto as abatidas forem repostas, o recurso continuará sempre disponível.
- É um isolante natural que pode reduzir a quantidade de energia, pois possui excelentes propriedades de isolamento termoacústicas.
- Trata-se de uma matéria-prima muito versátil e fácil de trabalhar. Essa característica permite diversidade de dimensões e formatos das peças.
- É durável. Essa característica é facilmente comprovada quando visitamos construções antigas com o revestimento e elementos estruturais em madeira, muitas vezes, ainda em perfeito estado de conservação.
- A madeira possui altos índices de resistência mecânica, à tração e à compressão, o que a torna confiável para ser utilizada como elemento estrutural. Atente apenas para a sua espécie antes de determinar a que mais se adequa ao seu projeto. 

© Via Indusparquet
© Via Indusparquet

Entre os diferenciais dos produtos Indusparquet® está o certificado de garantia e a qualidade comprovada por seus testes e pesquisas realizadas em laboratórios em sua fábrica.
Outro ponto importante a se destacar é que a Indusparquet®não trabalha com nenhuma matéria-prima que não possua certificação de manejo florestal emitida pelo Ibama. Manejo Florestal é o conjunto de técnicas empregadas para colher cuidadosamente apenas as árvores de grande porte, de forma que as menores, a serem colhidas futuramente, sejam protegidas. Com a adoção do manejo, a produção de madeira pode ser contínua ao longo dos anos.

© Via Indusparquet

A Indusparquet®, teve produtos escolhidos para serem aplicados em projetos importantes como: Teatro Municipal de São Paulo, Salas VIP do Aeroporto de Guarulhos, Basílica de Aparecida do Norte, Instituto Ricardo Brennand (Recife), Museu da Música de Amsterdã e a da Casa Santa Marta, no Vaticano.

Para inspirar você, separamos alguns projetos já publicados em ArchDaily Brasil que utilizaram produtos de Indusparquet®:

Fundação Iberê Camargo / Alvaro Siza

Cidade Das Artes / Christian de Portzamparc

AD Classics: Taj Mahal / Shah Jahan

Sobre a Indusparquet®
A Indusparquet®é considerada a principal indústria brasileira de pisos de madeira tropical maciça do país, e está presente em todos os continentes, já que além dos seus 80 revendedores no Brasil e seis lojas próprias em São Paulo, a empresa tem quatro centros de distribuição nos Estados Unidos, França, Itália e Argentina.
Sempre alinhada a valores como qualidade, durabilidade, manutenção e limpeza em todo processo – desde a fabricação até a instalação–, a Indusparquet®, trabalha com produtos reconhecidos pela alta resistência, indicados para todos os tipos de ambientes, como halls, salões de festas, salas, dormitórios e até áreas externas como varandas e decks. Com matéria-prima 100% aproveitada em sua fábrica, os pisos Indusparquet ainda tornam a manutenção e limpeza diária mais prática e dispensam produtos químicos.

Para saber mais esse e os produtos, acesse o Catálogo de Produtos de Indusparquet® em Materials ou vá diretamente a indusparquet-px.rtrk.com.br.

Sobre este autor
Cita: Materials. "Conheça as vantagens e as formas de aplicação dos pisos em madeira maciça" 05 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776486/conheca-as-vantagens-e-as-formas-de-aplicacao-dos-pisos-em-madeira-macica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.