ARQUITETÔNICAS: Uma plataforma online para fotografia de arquitetura

Lançado oficialmente no último dia 29, a plataforma online ARQUITETÔNICAS pretende ser um veículo para a exposição e venda de fotografias de arquitetura em séries autorais. O conteúdo será organizado em edições trimestrais e a cada nova edição, novos fotógrafos serão convidados a participar com séries inéditas. Com uma política de valores mais acessíveis, as impressões - com qualidade fineart e tiragens limitadas - serão vendidas a partir de R$200,00.

Contrapondo a fotografia de arquitetura que se vê comumente - cujo objetivo principal é o registro de projetos -, a proposta em ARQUITETÔNICAS é reunir diferentes possibilidades de fricção entre a fotografia e a arquitetura, extrapolando o conceito restrito da arquitetura apenas enquanto edificação. As múltiplas séries fotográficas reunidas apontam - cada qual com sua especificidade - para diferentes visões de arquitetura enquanto atividade humana de organização de elementos em um espaço determinado. 

ARQUITETÔNICAS: Uma plataforma online para fotografia de arquitetura - Mais Imagens+ 1

A primeira edição de ARQUITETÔNICAS é composta por seis séries fotográficas - Praia Líquida, de André Souza; Verde 01, de Fran Parente; Aéreas, de Joana França; Hopperianas, de Manuel Sá; Corredores, de Pedro Vannucchi e Ceasa, de Ricardo Amado. Nelas, são apresentadas diferentes facetas da materialização dos olhares desses fotógrafos quando desviados da representação tradicional de edificações, mostrando-se profundamente contaminados pela potência imagética do que é visto, levando em conta toda a sua linguagem arquitetural.

© Joana França. Série: Aéreas. Image via ARQUITETÔNICAS

O resultado é um conjunto de visões de mundo embebidas de raciocínios geométricos, simetrias, quebras, ritmos, pausas, planos, camadas e pontos de fuga que reforçam o argumento de que a linguagem arquitetônica não se apresenta somente na imagem da edificação, mas sim em todo lado, da vastidão das paisagens naturais às minúcias dos sistemas organizacionais humanos.

Para conhecer mais sobre esta plataforma online, acesse sua página oficial, seu Instagram e seu Facebook.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "ARQUITETÔNICAS: Uma plataforma online para fotografia de arquitetura" 02 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776303/arquitetonicas-uma-plataforma-online-para-fotografia-de-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.