O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Proposta de Tatiana Bilbao na Bienal de Arquitetura de Chicago responde ao problema de habitação social no México

Proposta de Tatiana Bilbao na Bienal de Arquitetura de Chicago responde ao problema de habitação social no México

Proposta de Tatiana Bilbao na Bienal de Arquitetura de Chicago responde ao problema de habitação social no México
Proposta de Tatiana Bilbao na Bienal de Arquitetura de Chicago responde ao problema de habitação social no México , © Alejandro Spamer
© Alejandro Spamer

Com a inauguração recente da primeira Bienal de Arquitetura de Chicago, o tema central deste grande evento internacional - "The State of the Art of Architecture" - se fez presente através de diferentes abordagens arquitetônicas com intervenções de mais de 100 arquitetos de 30 diferentes países que buscavam "demonstrar que a arquitetura é importante em qualquer escala".

Após apresentar as 15 instalações mais interessantes da Bienal, mostramos agora a proposta exibida pelo escritório mexicano liderado por Tatiana Bilbao, que enfrenta o problema da habitação social no México por meio de um protótipo flexível que responder às diferentes necessidades de cada família.

Mais detalhes sobre o projeto, a seguir.

© Enrique Macias Cortesia de Tatiana Bilbao Cortesia de Tatiana Bilbao © Enrique Macias + 20

Cortesia de Tatiana Bilbao
Cortesia de Tatiana Bilbao

Dos arquitetos:

A habitação social se converteu em um dos temas mais importantes de nossa agenda arquitetônica atual. Apenas no México, há mais de 30 milhões de casas em toda a extensão do país, com uma população de cerca de 120 milhões de habitantes, porém com uma das taxas de crescimento demográfico mais alta da América Latina, totalizando um déficit de 9 milhões de unidades.

Neste panorama, desenvolvemos um projeto cujo objetivo mais importante é a criação de um protótipo de habitação com qualidades espaciais e materiais a um preço acessível. Para alcançar este objetivo, necessitávamos saber quais as necessidade das pessoas que realmente viveriam nessas casas, assim como conhecer seus interesses em relação aos materiais, forma, função e aparência.

Cortesia de Tatiana Bilbao
Cortesia de Tatiana Bilbao

Após várias entrevistas e oficinas in situ, e em contraste com o que se estava construindo em todo o país, chegamos a um projeto que adota a forma da casa arquetípica (duas águas inclinadas) e que se adapta às diferentes situações geográficas, sociais e culturais.

Cortesia de Tatiana Bilbao
Cortesia de Tatiana Bilbao

Ultrapassamos a exigência federal mínima de 43m² por unidade através da construção de um núcleo central feito de materiais rígidos (blocos de concreto) e diferentes módulos perimetrais de materiais mais leves e baratos (pallets de madeira) que permitem futuras ampliações em diferentes fases, preservando sempre a aparência exterior da casa e adaptando-se ao orçamento, necessidade e desejos de cada família.

Cortesia de Tatiana Bilbao
Cortesia de Tatiana Bilbao

A primeira fase da casa inclui dois dormitórios, um banheiro, uma cozinha e um ambiente que serve como sala de estar e jantar de 5 metros de altura. Quando concluída, a terceira fase contempla espaços para os mesmos ambientes além de 5 quartos separados, com a possibilidade de acondicionar cada um deles separadamente segundo as necessidades específicas de cada família.

Cortesia de Tatiana Bilbao
Cortesia de Tatiana Bilbao

Diversas tecnologias ecológicas também foram incluídas a fim de alcançar a máxima eficiência energética. Além disso, diferentes disposições espaciais internas permitem responder às diferenças de hábitos e tradições urbanas e rurais, proporcionando a cada família mexicana uma solução acessível e inteligente de moradia digna.

Cortesia de Tatiana Bilbao
Cortesia de Tatiana Bilbao

Creditos

Diretora: Tatiana Bilbao
Sócios: David Vaner, Catia Bilbao
Gerente de projeto: Juan Pablo Benlliure
Comunicação: Gabriela Álvarez
Líder da equipe: Alba Cortés
Equipe de projeto: Valentina Marchetti, Enrique Silva, Sonia Castañón, Abelardo Bravo, Alejandro Campos, Karen Díaz de León
Modelos: Rodolfo Díaz

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Daniela Cruz
Autor
Cita: Cruz, Daniela. "Proposta de Tatiana Bilbao na Bienal de Arquitetura de Chicago responde ao problema de habitação social no México " [Propuesta de Tatiana Bilbao en la Bienal de Arquitectura de Chicago responde al problema de vivienda social en México] 15 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775234/proposta-de-tatiana-bilbao-na-bienal-de-arquitetura-de-chicago-responde-ao-problema-de-habitacao-social-no-mexico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.