Premiados do Concurso "Reinvente um Clássico"

Premiados do Concurso Reinvente um Clássico - Mais Imagens+ 3

Há duas semanas, comemorávamos 4 anos de trajetória, buscando oferecer inspiração, conhecimento e ferramentas a arquitetos e futuros arquitetos do Brasil e do mundo. Para celebrar essa data, lançamos o concurso "Reinvente um Clássico, para incentivar a imaginação dos nossos leitores, reinventando os grandes Clássicos da Arquitetura com novos materiais e soluções.

Recebemos e analisamos dezenas de propostas. Nos entusiasmamos em ver estas obras, que estavam desde sempre fixadas na nossa cabeça, de uma nova maneira, como se fosse uma obra nova. Isso fez do concurso um sucesso. Esperamos que ele possa seguir inspirando arquitetos a reinventarem suas obras e também se auto-reinventarem.

Eis os premiados:

1° LUGAR

Camila da Rocha Thiesen
Arquiteta Independente

Proposta: Camila da Rocha Thiesen. Fotografia: © Marcelo Donadussi

O Centro de Mecanização do Banco do Brasil, em Porto Alegre, projetado pelos Irmãos Roberto, é uma dessas obras que congelam o olhar. Seus imensos pilares de concreto, que por sua desproporção fazem parecer como se fossem palitos, a ponto de romper, em conjunto com os prismas cegos horizontais dos últimos andares, dão um ar surrealista à obra. A proposta da Camila reforça essa condição com os painéis metálicos sobrepostos aos dois últimos pavimentos, sem impor uma aparência nova ao edifício. O tratamento da imagem também é coerente com o caráter do edifício e seu entorno industrial. E o telhado verde dialoga bem na proposta. A proposta atende muito bem ao que esperávamos.

2° LUGAR

Ricardo Machado Rangel
Arquiteto Independente

Proposta: Ricardo Machado Rangel. © Fotografia: gnumarcelo (CC BY)

Não há muito o que falar sobre o MASP, de Lina Bo Bardi, com seu vão livre em plena Avenida Paulista. A proposta do Ricardo é uma forte reinvenção visual a partir de um símbolo do estado de São Paulo: seu mapa. Os painéis de alumínio, com desenho personalizado, são instalados sobre a fachada em diferentes afastamentos, criando movimento, além de atribuir contemporaneidade à obra.

3° LUGAR

Irlan Guimarães da Cruz
Escritório de Arquitetura

Proposta: Irlan Guimarães da Cruz. Fotografia: © Fernando Stankuns

Quase não reconhecemos a FAU-USP, de Vilanova Artigas, completamente reinventada nessa proposta do Irlan. Os pesados pilares de concreto, agora são prismas cristalinos de vidro reflexivo. As empenas laterais cegas de concreto aparente, que formavam a "caixa" do edifício, agora dão lugar a uma contemporânea fachada ventilada. Ainda aparecem conteiners de várias cores na cobertura do edifício, que criam um novo lugar para o nome da FAU.

OUTRAS PROPOSTAS DE DESTAQUE

Douglas Vilas Boas Batezeli Ramos
Independente

Proposta: Douglas Vilas Boas Batezeli Ramos. Fotografia: © Ricardo Amado

Materiais utilizados:
Fachadas Ventiladas NBK | Hunter Douglas Brasil
Forro Baffle 100/200 | Hunter Douglas Brasil
Vidro Transparente Diamant | Cebrace

Alexandre Leitão Santos
Escritório de Arquitetura

Proposta: Alexandre Leitão Santos. Fotografia: © Pedro Kok

Materiais utilizados:
Revestimentos de Madeira Natural Prodema | Hunter Douglas Brasil
MSD Dimensionado | Arauco
Sistema Integrado de Reciclagem de Água Urbana | Ecotelhado

Dalton Evandro de Carvalho
Independente

Proposta: Dalton Evandro de Carvalho. Imagem: via Giancarlo Latorraca, 2000

Materiais utilizados:
Painéis de Cobre CCM NaturaBond | Coppermax
Revestimento de Madeira Natural Prodema | Hunter Douglas Brasil

Parabéns a todos os premiados!

Nossos editores entrarão em contato para coordenar a entrega dos prêmios.

Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Premiados do Concurso "Reinvente um Clássico"" 25 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774312/premiados-do-concurso-reinvente-um-classico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.