LOHA propõe intervenções para reativar o sistema hídrico de Los Angeles

O escritório Lorcan O’Herlihy Architects (LOHA) projetou um sistema especulativo de intervenções para o Los Angeles River que "examina a relação entre urbanização e uso da água para desenvolver novos modelos de adensamento que reconhece e se baseia em padrões ecológicos e infraestruturais existentes". Chamado de WATERshed, o projeto faz parte da exposição “Shelter: Rethinking How We Live in Los Angeles” em cartaz no A+D Museum que explora novas tipologias de habitação em Los Angeles.

Com seu modelo de regeneração urbana, LOHA espera abordar questões como a estiagem na Califórnia e a previsão da ONU de que até 2030 quase metade da população mundial estará vivendo em áreas assoladas por problemas hídricos. Assim, o plano utiliza o Los Angeles River como fonte de água para proporcionar caminhos de crescimento sustentável em Los Angeles, fazendo da cidade um exemplo para outras cidades.

LOHA propõe intervenções para reativar o sistema hídrico de Los Angeles - Mais Imagens+ 11

Casa Esponja

Focando especificamente no bairro de Elysian Valley, WATERshed é composto por espaços de estar e públicos, bem como pela infraestrutura hídrica, formando uma "colagem híbrida que capturará, reciclará, purificará e reconstituirá o solo e as águas pluviais novamente ao lençol freático do Los Angeles River."

Torre de reservatório

Muitos dos elementos de projeto se localizam em espaços urbanos tradicionalmente subutilizados, assim, criam-se zonas de trocas sociais, culturais e econômicas. Além disso, WATERshed incorpora mais espaços públicos e compartilhados, ramificando-se a partir de padrões típicos de organização habitacional uni e multi familiar, e ajuda a compensar problemas de acessibilidade ao distribuir os custos entre grandes grupos e comunidades.

Casa Reservatório

Um dos focos do projeto WATERshed está na facilitação da coleta de água em momentos de alta pluviosidade, permitindo o reabastecimento de novos reservatórios e redes hídricas subterrâneas em LA.

Casa Bomba

Saiba mais sobre o projeto aqui.

Via Lorcan O’Herlihy Architects (LOHA).

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Santos, Sabrina. "LOHA propõe intervenções para reativar o sistema hídrico de Los Angeles" [LOHA’s WATERshed Reimagines and Reactivates the LA River] 24 Set 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774110/loha-propoe-intervencoes-para-reativar-o-sistema-hidrico-de-los-angeles> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.