O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. "O Véu da Noiva", aqueduto de 4000 furos na exuberante natureza do Maciço Central francês

"O Véu da Noiva", aqueduto de 4000 furos na exuberante natureza do Maciço Central francês

  • 13:00 - 6 Setembro, 2015
  • por
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
"O Véu da Noiva", aqueduto de 4000 furos na exuberante natureza do Maciço Central francês
"O Véu da Noiva", aqueduto de 4000 furos na exuberante natureza do Maciço Central francês, Cortesia de Louis Sicard
Cortesia de Louis Sicard

O arquiteto francês radicado em Valência, Espanha, Louis Sicard em parceira com o arquiteto Emil Yusta e o marceneiro Thorsten Fischer desenvolveram uma instalação chamada  "O Véu da Noiva", na cascata Rossignolet que está situada na cidade de Mont Dore, na região dos vulcões franceses.  

Como marco para a abertura do Festival de Arte e Natureza: Horizons Sancy de 2014, a intervenção consiste em um aqueduto com 4.000 aberturas que se desenvolve por cima do rio - a 3,5 mts de altura - como se fosse uma película artificial de chuva, que juntamente com os efeitos de luz e linhas retas, formam um percurso pelo coração da exuberante natureza do Maciço Central francês.

Mais detalhes do paisagismo e arquitetura, a seguir.

Cortesia de Louis Sicard Cortesia de Louis Sicard Cortesia de Louis Sicard Cortesia de Louis Sicard + 12

Um véu de água de 40 metros de comprimento se estende por cima da correnteza, abaixo da cascata Rossignolet. É um limite vertical úmido, porém interativo que convida o visitante a cruzá-lo.

Cortesia de Louis Sicard
Cortesia de Louis Sicard

A cascata se chama "Véu da Noiva" por sua delicada aparência e sua distribuição uniforme sobre rochas de cinzas vulcânicas. Quando o sol está no ápice, as luzes e sombras do bosque e os reflexos da água, finalmente completam a cena mágica da cascata.

Desde os primeiros croquis do projeto, a ideia era de utilizar a água e suas características como componente principal da instalação. O som fresco da fonte brinca com as várias reflexões e a transparência da água. A segunda ideia era enfatizar a beleza do contexto, criando algo que coincidisse com as luzes e sombras dos grandes troncos de madeira do bosque.

Cortesia de Louis Sicard
Cortesia de Louis Sicard

Um depósito capta a água diretamente da cascata e seu leve transbordamento regula o fluxo de água. A água, então, flui no canal de madeira através das 4000 furos dispostos a cada centímetro. 

Cortesia de Louis Sicard
Cortesia de Louis Sicard

Uma parte da água da cascata é armazenada em um depósito onde é filtrada e sua taxa de fluxo é regulada. A água continua seu percurso descendo por um canal de pinos de 40 metros de comprimento, de seção triangular (aproximadamente 40cm) e com estrutura interna levemente inclinada. A água se distribui de forma uniforme nos 4000 furos - de menos de 2mm de diâmetro.

Cortesia de Louis Sicard
Cortesia de Louis Sicard

O projeto foi elaborado através de uma oficina de marcenaria na Espanha e seu processo de instalação levou 10 dias. Participaram da execução Louis Sicard e Emil Yusta, arquitetos e Thorsten Fischer, marceneiro.

Cortesia de Louis Sicard
Cortesia de Louis Sicard

A peça foi instalada no Festival de Arte e Natureza: Horizons Sancy 2014. Este festival consiste em 12 obras criadas in-situ por artistas internacionais selecionados através de uma convocatória de projetos. 

Autores: Louis Sicard, Emil Yusta, Thorsten Fischer
Localização: Valência, Espanha
Organização: Horizons « Arts-Nature» em Sancy 2014
Fotografias: Louis Sicard

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Javiera Yávar
Autor
Cita: Yávar, Javiera. ""O Véu da Noiva", aqueduto de 4000 furos na exuberante natureza do Maciço Central francês" ["El Velo de la Novia", acueducto de 4000 agujeros en la exuberante naturaleza del Macizo Central francés] 06 Set 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772899/o-veu-da-noiva-aqueduto-de-4000-aberturas-na-exuberante-natureza-do-macico-central-frances> ISSN 0719-8906