Paisagem e Arquitetura: Jardim Calmahue e a vinculação com seu entorno por Nicolás Sánchez

Nesta oportunidade, a seção Paisagem e Arquitetura nos leva ao sul do Chile, na zona de Villarrica, apresentamos Calmahue do paisagista Nicolás Sanchez.

Localizado em uma ampla zona vulcânica e inserido em uma topografia de grandes vinhedos e amplas pradeiras, o projeto consiste em desenvolver uma paisagem de jardim em uma grande e extensa área verde do parque, vinculando o entorno com a casa.

Gerando percursos que conectam a nova paisagem com o existente, e intervindo na paisagem com lagos, esculturas, espaços de bosques permeáveis e cerrados, mirantes e vistas singulares, a Paisagem Calmahue é parte de uma grande área de 8 hectares.

A seguir, conheça mais de projetos de Nicolás, junto com uma seleção de fotografias. 

 Paisagem e Arquitetura: Jardim Calmahue e a vinculação com seu entorno por Nicolás Sánchez - Mais Imagens+ 18

Texto por Nicolás Sánchez.

O conceito do projeto foi sua vinculação com o entorno. 

Imagem Cortesia de Nicolás Sánchez

A casa está localizada em uma área elevada da propriedade, contando com variadas e amplas vistas. A compreensão das proporções espaciais e como esta conversa com seu entorno são elementos chaves para o projeto. Não é apenas um jardim e não pretende ser um elemento decorativo.  

Master Plan

Sua forma busca ser parte da paisagem e ao mesmo tempo, ter caráter próprio.

Imagem Cortesia de Nicolás Sánchez

O projeto se baseou na mesma espacialidade e o entorno imediato. O vulcão e os bosques dão um bom ponto de partida, a topografia indica pistas valiosas e aportam ao processo criativo. Os ecossistemas existentes e a fauna era outro ponto relevante, conseguir transferir vida ao que se faz é fundamental.

Cortes

As lagoas foram impermeabilizadas com polipropileno para assegurar a estanqueidade da água, isto favoreceu o desenvolvimento de ecossistemas, com a chegada de aves, insetos e outras espécies que dão riqueza ao lugar.

Imagem Cortesia de Nicolás Sánchez

A construção foi feita pelas pessoas que trabalham no campo e que foram fundamentais na realização deste.

Imagem Cortesia de Nicolás Sánchez

Pelo tipo de solo, a tecnologia empregada foi o uso de polímeros retentores de água, para tornar eficiente a rega que no sul é cada vez mais necessário na hora de se pensar um jardim.

Imagem Cortesia de Nicolás Sánchez

Paisagista: Nicolás Sanchez
Localização: Pucón, Villarrica, Temuco, Chile
Ano Projeto: 2012
Área: 8 há
Espécies Nativas: Coigües, Robles, Ñirres (estrutura); Murta, Michay, Cotoneaster, Hipericum Arbustivos, Abelias, Ericas, Juncos, Loniceras
Fotografias: Nicolás Sánchez

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Yávar, Javiera. " Paisagem e Arquitetura: Jardim Calmahue e a vinculação com seu entorno por Nicolás Sánchez" [ Paisaje y Arquitectura: Jardín Calmahue y la vinculación con su entorno por Nicolás Sánchez] 09 Ago 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771538/paisagemy-e-arquitetura-jardim-calmahue-e-a-vinculacao-com-seu-entorno-por-nicolas-sanchez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.