O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. São Paulo abre licitação para a instalação de parklets nas 32 subprefeituras

São Paulo abre licitação para a instalação de parklets nas 32 subprefeituras

São Paulo abre licitação para a instalação de parklets nas 32 subprefeituras
São Paulo abre licitação para a instalação de parklets nas 32 subprefeituras, Parklet construído ao lado do Conjunto Nacional, na Rua Augusta. Image ©  EMBARQ BRASIL, via Flickr. CC
Parklet construído ao lado do Conjunto Nacional, na Rua Augusta. Image © EMBARQ BRASIL, via Flickr. CC

Para ampliar e melhor distribuir a oferta de espaços públicos de convivência em São Paulo, a Prefeitura acaba de lançar o edital de licitação para implantação de 32 parklets na cidade, um por subprefeitura.

As novas estruturas vão se juntar às mais de 40 já instaladas em São Paulo, reforçando o objetivo da Prefeitura de humanizar e democratizar o uso da rua, e de promover a permanência nos espaços públicos da cidade.

Projeto

Plenamente acessíveis 24h por dia, os parklets municipais foram desenvolvimentos para implantação em duas vagas paralelas de estacionamento, com 10 metros de extensão por 2m de largura.

Além de coberturas leves, floreiras para vegetação e vasos com árvores de pequeno porte – que contribuem para sombra e melhoria do microclima no local –, os espaços poderão receber contribuições da população, como por exemplo, mesas e cadeiras dobráveis, acessórios e intervenções de arte urbana.

A manutenção da estrutura ficará a cargo da Subprefeitura competente, que poderá fazer parcerias com agentes do entorno: equipamentos públicos, comerciantes e entidades civis, dentre outros.

Imagem digitalizada de sugestão de parklet para as subprefeituras. Image via Prefeitura de São Paulo
Imagem digitalizada de sugestão de parklet para as subprefeituras. Image via Prefeitura de São Paulo

Locais de implantação

A localização de cada um dos 32 parklets a serem implantados foi escolhida em conjunto entre a SMDU, por meio da SPurbanismo, e as subprefeituras municipais. Como critérios de escolha, por exemplo, foram priorizadas as vagas sombreadas, com vistas interessantes, em ruas movimentadas e próximas a equipamentos públicos – como escolas, hospitais e postos de saúde. Com essas características, além de criarem espaços de espera qualificados, os parklets também beneficiarão os pedestres, com oportunidade para descansar, conversar e comer ao ar livre.

Licitação

As empresas interessadas em participar da licitação terão até as 10h do dia 17 de agosto para enviarem as propostas. A abertura e o início do pregão serão realizados em seguida, e o critério de julgamento é o menor preço. Para saber mais sobre todo o processo e baixar o edital, clique aqui (buscar por parklets).

Via Prefeitura de São Paulo

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "São Paulo abre licitação para a instalação de parklets nas 32 subprefeituras" 07 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771521/sao-paulo-abre-licitacao-para-a-instalacao-de-parklets-nas-32-subprefeituras> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.